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dc.creatorIncrocci, Lígia Maria de Mendonça Chaves
dc.date.accessioned2019-07-17T18:55:59Z
dc.date.available2019-07-17T18:55:59Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11521
dc.description.abstractThis work has the goal to understand the universitary extension/third mission strengthening in the scientific field from the public notices ProxExt/MEC in Brazil and Horizonte 2020 in Portugal. The research locus are the Sao Carlos Federal University/Brazil and Lisbon University/Portugal. The data collection went through the researcher presence in the European country as a result of a research fomentation scholarship of the Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE), during the period between the months of September and December of 2017. Starting point for the proposed analysis, the ProExt/MEC and Horizonte 2020 public notices are considered the main notices in regards to the extension/third mission, in the respective countries. The analysis of those will help us comprehend the strengthening of research projects that incorporate in their practice the local knowledge, the social development bias and the valorization of the community beyond the university walls. For this purpose, we question: In which manner should we talk about approximation, democratization and mediation without having all the actors effectively involved and heard? Who are the scientists doing the extension/third mission in the university scope? For what and for who do they do it? What are the power struggles implied in the extension/third mission production? How is the extension/third mission contabilized for the scientific capital gathering? These and other questions, as well as the analysis of the gathered data, have allowed us to conclude that the inclusion of the society in the position of a further element present in the structure of the scientific field didn`t have the effect envisaged in the analyzed notices. In other words, the rules of the aforementioned field weren`t altered in function of the extension/third mission strengthening, and the structure remains unchanged in the hierarchic way university/community.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectTerceira viapor
dc.subjectCampo científicopor
dc.subjectUniversidade de Lisboapor
dc.subjectUniversidade Federal de São Carlospor
dc.subjectUniversity extensioneng
dc.subjectThird missioneng
dc.subjectScientific fieldeng
dc.subjectLisbon Universityeng
dc.subjectSão Carlos Federal Universityeng
dc.titleO financiamento da Extensão: contribuições para o estudo dos casos da Universidade Federal de São Carlos/Brasil e da Universidade de Lisboa/Portugalpor
dc.title.alternativeThe University Extension funding: contributions to the case studies of the Federal University of São Carlos / Brazil and the University of Lisbon / Portugaleng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Andrade, Thales Haddad Novaes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882842888759363por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0087275261699648por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compreender o fortalecimento da extensão universitária/terceira via no campo científico a partir dos editais ProExt/MEC no Brasil e do Horizonte 2020 em Portugal. Os lócus de pesquisa são a Universidade Federal de São Carlos/Brasil e Universidade de Lisboa/Portugal. E a coleta de dados passou pela presença da pesquisadora no país europeu em decorrência de bolsa de fomento à pesquisa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), no período situado entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Ponto de partida para a análise proposta, os editais ProExt/MEC e Horizonte 2020 são considerados os dois principais editais no que concerne à extensão/terceira via, nos respectivos países. E a análise destes nos auxiliará na compreensão do fortalecimento de projetos de pesquisa que incorporem em suas práticas o saber local, o viés do desenvolvimento social e a valorização da sociedade extra muros universitários. Para tanto, questiona-se: De que forma falar em aproximação, democratização e mediação sem que todos os atores sejam efetivamente envolvidos e ouvidos? Quais cientistas fazem extensão/terceira via no âmbito universitário? Para quê e para quem o fazem? Quais os jogos de poder implicados no fazer extensionista/ da terceira via? Como a extensão/terceira via são contabilizadas para o acúmulo de capital científico? Estas e outras questões, bem como a análise dos dados levantados, nos permitiu concluir que inclusão da sociedade na posição de mais um elemento presente na estrutura do campo científico não causou o efeito previsto nos editais analisados. Ou seja, que as regras do referido campo não foram alteradas em função do fortalecimento da extensão/terceira via, e a estrutura deste continua inalterada no sentido hierárquico universidade/sociedade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88881.134056/2016-1por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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