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dc.creatorSilva, Nikolas Gustavo Pallisser
dc.date.accessioned2019-07-19T17:48:29Z
dc.date.available2019-07-19T17:48:29Z
dc.date.issued2019-02-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11544
dc.description.abstractThe multiple racial inequalities, components of the everyday life of the Brazilian Negro, were historically questioned in different ways, mainly by the actions of the Black Movement. Claimed by the latter, racial quotas initially thought of as a form of inclusion of young blacks, present as a corollary the questioning of a university structure that sought to make the presence and history of these subjects invisible, as beings not endowed with rationality, inventive and creative capacity. , as beings little endowed with humanity. Having this problem of research, by object, the policy of affirmative action adopted by the State University of Londrina (UEL) to the present (2004-2018), its general objective was to understand the possible transformations occurred in the university structure with the adoption of vacancies for certain student profiles. The specific objectives are: a) to verify which changes regarding the faculty occurred, if they occurred; b) to investigate which changes have been reached - the academic daily life of the student body; and c) to know the performance of the main managers who participated and participate in university administration. To undertake this study, we used the qualitative methodology, as well as documentary research and interviews (with students, teachers and managers). The theoretical bases of this research have, among other references, the contributions of the research already done on affirmative action policies in Brazil and the Sociology of Race Relations. Besides these, the Cultural and Post-Colonial Studies that helped us to understand aspects underlying the policy of affirmative actions, such as coexistence in difference, the construction of other frames of reference on the black subject and the processes of recognition. Thus, we conclude that the vacancies reserved by racial criteria exert a tension on this structure, insofar as the meaning of being shareholder is questioned by the subjects themselves and undergoes changes. The inclusion of black students from public schools already demonstrates the alteration of the aesthetic universe of these courses. Moreover, the reaction to cases of racism and the research interests of quota students alter the student profile and, with this, bring new questions and new pedagogical and theoretical challenges to the university structure itself.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAções Afirmativaspor
dc.subjectUniversidade Estadual de Londrinapor
dc.subjectExperiência Acadêmica Negrapor
dc.subjectAffirmative Actionseng
dc.subjectState University of Londrinaeng
dc.subjectBlack Academic Experienceeng
dc.titleAs ações afirmativas como tensão à estrutura universitária: O caso da UEL (2004-2018)por
dc.title.alternativeAffirmative actions as a tension to the university structure: the case of UEL (2004 - 2018)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Priscila Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8021362429861754por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5185937737395138por
dc.description.resumoAs múltiplas desigualdades raciais, componentes do cotidiano do negro brasileiro, foram historicamente questionadas de diversas formas, sobretudo por ações do Movimento Negro. Reivindicadas por este, as cotas raciais inicialmente pensadas como forma de inclusão de jovens negros, apresentam por corolário o questionamento a uma estrutura universitária que buscou invisibilizar a presença e a história desses sujeitos, como seres não dotados de racionalidade, capacidade inventiva e criadora, enfim, como seres pouco dotados de humanidade. Tendo este problema de pesquisa, por objeto, a política de ação afirmativa adotado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) até o presente (2004-2018), seu objetivo geral foi compreender as possíveis transformações ocorridas na estrutura universitária com a adoção de reserva de vagas para determinados perfis de estudantes. Os objetivos específicos são: a) verificar quais transformações referentes ao corpo docente ocorreram, se ocorreram; b) investigar quais alterações atingiram – se atingiram - o cotidiano acadêmico do corpo discente; e c) conhecer a atuação dos principais gestores que participaram e participam da administração universitária. Para empreender este estudo, utilizamos a metodologia qualitativa, bem como pesquisa documental e entrevistas (com estudantes, professores e gestores). As bases teóricas desta investigação possuem, entre outras referências, as contribuições das pesquisas já realizadas sobre as políticas de ações afirmativas no Brasil e da Sociologia das Relações Raciais. Além destas, os Estudos Culturais e Pós-Coloniais que nos auxiliaram a compreender aspectos subjacentes à política de ações afirmativas, tais como a convivência na diferença, a construção de outros quadros de referência sobre o sujeito negro e os processos de reconhecimento. Assim, concluímos que as vagas reservadas por critérios raciais exercem uma tensão sobre essa estrutura, na medida em que o significado de ser cotista é questionado pelos próprios sujeitos e sofre alterações. A inclusão de estudantes negros provenientes de escola pública já demonstra a alteração do universo estético desses cursos. Além disso, a reação aos casos de racismo e os interesses de pesquisa dos estudantes cotistas alteram o perfil discente e, com isso, trazem novas questões e novos desafios pedagógicos e teóricos para a própria estrutura da universidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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