dc.contributor.author | Assis, Ana Carolina Tonelotti | |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T11:00:25Z | |
dc.date.available | 2019-07-24T11:00:25Z | |
dc.date.issued | 2019-03-19 | |
dc.identifier.citation | ASSIS, Ana Carolina Tonelotti. A influência das instituições nos modelos de organização universitária: um estudo de caso comparativo entre UFABC e UFSCAR. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11555. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11555 | |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze how institutions - shared rules and meanings that guide social interaction - influence the organizational modeling of the Federal University of ABC (UFABC) and the Federal University of São Carlos (UFSCar), with regards to the coordinations of undergraduate courses. UFSCar, the first federal university to be implemented in the State of São Paulo, was based on the North American model of university management and is structured in departments. On the other hand, the organization of the Federal University of ABC, the newest of the State, and one of the youngest in Brazil, was conceived under the commitment of university reform, signed by the Manifesto of Angra, influenced by the European reform movement, and emphasize the abolition of departments, aiming to assign an interdisciplinary dynamic to higher education. In view of the two conceptions of university model, this work was developed from open, semistructured interviews conducted with coordinators and vice-coordinators of courses of the two universities. Courses were selected that the universities have in common, as a way of reducing the "variability" of the situations that the coordinators face and, as a result, favor the possibility of comparison. The questions were defined using as a theoretical framework the New Institutionalism, especially its sociological school. The interviews were analyzed according to the following variables: sources of isomorphism, patterns of connection and distribution of resources, efficiency and effectiveness of formal rules, strategic agents and institutions. In spite of the differences in their organizational models, which imply different degrees of verticalized and horizontal connections, similar isomorphic forces were observed acting on the coordination of course coordinates. In the case of UFABC, however, the mimetic isomorphism has a particularity: the lack of reference to be mimicked. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Teoria das Organizações | por |
dc.subject | Estratégia Organizacional | por |
dc.subject | Novo Institucionalismo na análise organizacional | por |
dc.subject | Gestão universitária | por |
dc.subject | UFSCar | por |
dc.subject | UFABC | por |
dc.subject | Organizational Theory | eng |
dc.subject | Organizational Strategy | eng |
dc.subject | New Institutionalism in Organizational Analysis | eng |
dc.subject | University management | eng |
dc.title | A influência das instituições nos modelos de organização universitária: um estudo de caso comparativo entre UFABC e UFSCAR | por |
dc.title.alternative | The influence of institutions on models of university organization: a comparative case study between UFABC and UFSCAR | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Côrtes, Mauro Rocha | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988613760967305 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma as instituições - regras e significados compartilhados que orientam a interação social – influenciam a modelagem organizacional da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no que tange às coordenações dos cursos de graduação. A UFSCar, primeira universidade federal a ser implantada no Estado de São Paulo, teve sua estrutura baseada no modelo norte americano de gestão universitária e está estruturada em departamentos. Por outro lado, a organização da Universidade Federal do ABC, a mais nova do Estado, e uma das mais novas do Brasil, foi concebida sob o compromisso de reforma universitária, firmado pelo Manifesto de Angra, influenciado pelo movimento reformista europeu, e tem como destaque a abolição dos departamentos, visando atribuir uma dinâmica interdisciplinar ao ensino superior. Diante das duas concepções de modelo universitário, este trabalho se desenvolveu a partir de entrevistas abertas, semiestruturadas, realizadas com coordenadores e vice-coordenadores de cursos das duas universidades. Foram selecionados cursos que as universidades têm em comum, como forma de reduzir a “variabilidade” das situações que os coordenadores enfrentam e, em função disto, favorecer a possibilidade de comparação. As perguntas foram definidas utilizando-se como arcabouço teórico o Novo Institucionalismo, em especial, sua escola sociológica. As entrevistas foram analisadas de acordo com as seguintes variáveis: fontes de isomorfismo, padrões de conexão e distribuição de recursos, eficiência e eficácia das regras formais, agente estratégico e instituições. Apesar das diferenças em seus modelos organizacionais, que implicam em diferentes graus de conexões verticalizadas e horizontalizadas, verificou-se forças isomórficas similares agindo sobre a atuação das coordenações de curso. No caso da UFABC, porém, o isomorfismo mimético possui uma particularidade: a falta de referência a ser mimetizada. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5508942043664509 | por |