dc.contributor.author | Loreti, Gabriela Braga | |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T20:01:15Z | |
dc.date.available | 2019-08-05T20:01:15Z | |
dc.date.issued | 2019-04-25 | |
dc.identifier.citation | LORETI, Gabriela Braga. Mamãe é a melhor professora!: uma etnografia junto a três famílias que educam suas crianças fora da escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11613. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11613 | |
dc.description.abstract | This ethnography was developed among three families that educated their children out of
school. The term education out of the school is used here in its broader form to refer to those
situations when grown-ups, either parents or legal responsibles, choose to take direct
responsability over their children’s education, avoiding sending them to the educational
system, either public or private. Among those practices, there are those known in Brazil as
educação domiciliar or não escolarização or homeschooling and unschooling. At the time in
which this research was being developed, its controversial legal status was at evidence, being
them not regulated, and, at the same time, there was a increase on the number of practitioners
or interested families. Thereby, the choice of having the children not attending the school and
being therefore educated at home is the conducting wire of this work, that turns to the
experiences among the three families, who are seen by their similarities or dissimilarities, to
reflect about ideas of family, education, care and children involved in each case. We intend to
make this experiences explicit from the displacements proposed by these women, mothers and
educators, from the formal education, who explained to me what, for them, is to educated
their children out of school as well as, at the same time, how they organized and conducted
meals, play times, researches and activities, accompanying those families at home as well as
their everyday itinerary when leaving their homes. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Antropologia da criança | por |
dc.subject | Educação fora da escola | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Mãe educadora | por |
dc.subject | Anthropology of children | eng |
dc.subject | Out of school education | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Educator mother | eng |
dc.subject | Homeschooling | eng |
dc.subject | Unschooling | eng |
dc.title | Mamãe é a melhor professora!: uma etnografia junto a três famílias que educam suas crianças fora da escola | por |
dc.title.alternative | Mom is the best teacher!: an etnography among three families that educated their children out of school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cohn, Clarice | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1714080901123094 | por |
dc.description.resumo | Esta é uma etnografia realizada junto a três famílias que educam suas crianças fora da escola.
Utiliza-se aqui a expressão educação fora da escola como forma ampla de se referir às
situações em que os adultos, pais ou responsáveis, escolhem assumir diretamente a
responsabilidade pela educação das crianças em idade escolar, sem enviá-las ao sistema
educacional público ou privado. Dentre estas práticas estão aquelas conhecidas no Brasil
como educação domiciliar ou não escolarização ou ainda homeschooling e unschooling. À
época do desenvolvimento desta pesquisa, ganhava evidência seu estatuto jurídico
controverso, não sendo prática regulamentada, e, ao mesmo tempo, o aumento do número de
famílias praticantes ou interessadas. Assim, tendo como fio condutor a escolha pela não
frequência das crianças à escola, este trabalho se volta para as experiências junto a três
famílias para, por meio de aproximações e afastamentos entre elas, refletir acerca das ideias
de família, educação, cuidado e criança aí implicadas. Procura-se explicitar tais experiências a
partir dos deslocamentos propostos pelas mulheres, mães e educadoras, que me explicavam
sobre do que se trata, para elas, educar as crianças fora da escola, ao mesmo tempo em que
organizavam e conduziam as refeições, os tempos das brincadeiras, as pesquisas e atividades,
e outros movimentos cotidianos dentro e fora de suas casas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::TEORIA ANTROPOLOGICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1874338450302264 | por |