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dc.contributor.authorPaiva, Glesio Garcia de
dc.date.accessioned2019-08-08T18:07:38Z
dc.date.available2019-08-08T18:07:38Z
dc.date.issued2018-03-06
dc.identifier.citationPAIVA, Glesio Garcia de. Uma arquitetura para planejamento e acompanhamento de voo de VANTs em ambientes de multiprojeção. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11649.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11649
dc.description.abstractNowadays, the use of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), also known as Drones, has grown in several areas, such as military, civilian and entertainment. These vehicles can capture large volumes of data, such as images and telemetry data. One challenge is to address these data and make flight control decisions based on them. Virtual Reality provides the ability to the users to immerse and interact in simulated environments. In this way, enriching the UAVs' user experience with Virtual Reality is a promising possibility for providing an environment that exploits the presentation of a lot of information in a single, immersive and online environment.This work presents how the resources provided by the Virtual Reality can be used in the planning and flight monitoring of UAVs. An architecture for an immersive control station that uses a multiprojection system, called miniCAVE, was proposed to display the video and other information captured by the UAV and transmitted over a 4G network. The proposed architecture enables the flight plan creation containing several waypoints (georeferenced points) as well as tracking the entire route and data of a mission online. Experimental results were obtained to evaluate the video resolution and the telemetry data sent to miniCAVE. These results showed that it is possible to have video resolution that enables a good user experience with bandwidth consumption within the limits found in 4G networks.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectVANTpor
dc.subjectRealidade Virtualpor
dc.subjectEstação de Controle em Solopor
dc.subjectUAVeng
dc.subjectVirtual Realityeng
dc.subjectGround Control Stationeng
dc.titleUma arquitetura para planejamento e acompanhamento de voo de VANTs em ambientes de multiprojeçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Trevelin, Luis Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082419783043736por
dc.description.resumoNos dias atuais, a utilização de Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), também conhecidos como Drones, tem crescido em diversas áreas, como militares, civis e entretenimento. Esses veículos podem capturar grandes volumes de dados, como imagens e dados de telemetria. Um desafio é tratar esses dados e tomar decisões de controle de voo com base neles. A Realidade Virtual proporciona a capacidade de imersão e interação dos usuários em ambientes simulados. Deste modo, enriquecer a experiência dos usuários de VANTs com a Realidade Virtual é uma possibilidade promissora por proporcionar um ambiente que explora a apresentação de muitas informações em ambiente único, imersivo e on-line. Este trabalho apresenta como os recursos providos pela Realidade Virtual podem ser utilizados no planejamento e acompanhamento de voo de VANTs. Foi proposta uma arquitetura para estação de controle imersiva que utiliza um sistema de multiprojeção, denominado miniCAVE, para exibir o vídeo e outras informações capturados pelo VANT e transmitidos por um rede 4G. A arquitetura proposta possibilita a criação de um plano de voo contendo vários waypoints (pontos georreferenciados), bem como acompanhar todo o trajeto e dados on-line de uma missão. Resultados experimentais foram obtidos para avaliar a resolução de vídeo e os dados de telemetria enviados para a miniCAVE. Estes resultados mostraram que é possível ter resolução de vídeo que possibilita uma boa experiência para o usuário com um consumo de banda dentro dos limites encontrados nas redes 4G.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 133641/2015-5por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0557377545925895por


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