dc.contributor.author | Mendes, José Eduardo da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T11:20:35Z | |
dc.date.available | 2019-08-12T11:20:35Z | |
dc.date.issued | 2019-06-26 | |
dc.identifier.citation | MENDES, José Eduardo da Silva. O presidencialismo de coalizão no Brasil: limites ou continuidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11686. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11686 | |
dc.description.abstract | The period of President Dilma Rousseff's second term of office (2015-2016) has brought to light innumerable imbrications in the national political scene, resulting in multiple effects on Brazilian sociability such as ideological polarization, insecurity in institutions, discrediting politics, , the instability and pressure that permeates the current political atmosphere, consolidated with the impeachment of 2016, reverberate cautious warnings of undemocratic thinking, provoking the need for rational reflections on the events that happened in the period. In this context, relevant discussion refers to the contribution to the crisis given by the institutional model itself, the so-called coalition presidentialism. Analyzing this political-institutional arrangement adopted in Brazil, in the light of the governments of the Workers Party (PT) and the Party of the Brazilian Democratic Movement (PMDB), it aims to demonstrate that, despite the historical criticisms related to the mechanisms used by the institutional engineering in force in the country, the political imbalance presents part of the reasoning outside the scope of the institutions. Thus, institutional aspects that reflect to a great extent the regular functioning of the decision-making relations involving the Executive and Legislative branches will be highlighted, listing hypotheses that signal this predominantly extra-institutional character of the crisis. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Presidencialismo de coalizão | por |
dc.subject | Arranjo político-institucional | por |
dc.subject | Crise | por |
dc.subject | Coalition presidentialism | eng |
dc.subject | Political-institutional arrangement | eng |
dc.subject | Crisis | eng |
dc.title | O presidencialismo de coalizão no Brasil: limites ou continuidade | por |
dc.title.alternative | Coalition presidentialism in Brazil: limits or continuity | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Joelson Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0141039743607067 | por |
dc.description.resumo | O período do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (2015-2016) trouxe à tona inúmeros imbróglios no cenário político nacional, dos quais resultaram múltiplos efeitos sobre a sociabilidade brasileira como a polarização ideológica, a insegurança nas instituições, o descrédito com a política, enfim, a instabilidade e a pressão que permeiam a atmosfera política atual, intensificadas com o impeachment de 2016, reverberam cautelosos alertas de pensamento antidemocrático, ensejando a necessidade de reflexões racionais acerca dos acontecimentos que se sucederam no período. Nesse contexto, discussão relevante refere-se à contribuição para a crise dada pelo próprio modelo institucional, o chamado presidencialismo de coalizão. Efetuando análises desse arranjo político-institucional adotado no Brasil, à luz dos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), objetiva-se demonstrar que, malgrado as críticas históricas relacionadas aos mecanismos utilizados pela engenharia institucional vigente no país, o desequilíbrio político apresenta parcela de fundamentação fora do escopo das instituições. Assim, serão evidenciados aspectos institucionais que refletem em grande medida o funcionamento regular das relações decisórias envolvendo os poderes Executivo e Legislativo, elencando hipóteses que sinalizam esse caráter predominantemente extra-institucional da crise. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5527076567529015 | por |