dc.contributor.author | Rangel, Wilson de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T15:16:00Z | |
dc.date.available | 2019-08-14T15:16:00Z | |
dc.date.issued | 2019-06-28 | |
dc.identifier.citation | RANGEL, Wilson de Oliveira. Aplicação de uma atividade experimental sobre vazão de líquidos para o estudo de funções no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11722. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11722 | |
dc.description.abstract | Considering the school context from the practical point of view, functions serve as instruments for the study of phenomena and allow the construction of experimental models that can be described through numerical, algebraic, tables, graphical representations, among others. The purpose of this work is to construct a didactic sequence that focuses these representations in a more articulated way, leading to a more comprehensive understanding of the content by the student. Aiming at overcoming the limitations of contextualized situations involving functions, a didactic sequence was proposed based on an experiment that would allow students to formalize and explore the concept of function and to identify their different representations and applications. This proposal had as methodological approach the Mathematical Modeling, whose guidelines make possible the study, the research and the problematization of a real situation. With the data obtained from the experiment, the students composed a table in order to convert this data into a dot chart in the Cartesian plane. From this graph a function was constructed to model the phenomenon observed. All the proposed tasks were described in detail in Activity Sheets, which form the basis for the purpose of this work. In total, twelve separate Activity Sheets were prepared in five blocks, including the last block that includes a final evaluation with questions about flow and construction of graphs. With the conclusion of the application and analysis of the results, we verified that the pedagogical proposal reached the desired goals, stimulating and encouraging students' participation in the development of their autonomy and their mathematical knowledge, contributing decisively to the understanding of the meaning of the concept of function. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Função | por |
dc.subject | Experimento | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | Folhas de atividades | por |
dc.subject | Function | eng |
dc.subject | Experiment | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.subject | Activity sheets | eng |
dc.title | Aplicação de uma atividade experimental sobre vazão de líquidos para o estudo de funções no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Application of an experimental activity on liquid flow for the study of functions in high school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Paterlini, Roberto Ribeiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6240750958932738 | por |
dc.description.resumo | Pensando no contexto escolar do ponto de vista prático, as funções servem de instrumento para o estudo de fenômenos e permitem a construção de modelos experimentais que podem ser descritos através de representações numéricas, algébricas, tabelas, gráficos, entre outras. A proposta deste trabalho é construir uma sequência didática que enfoque essas representações de uma maneira mais articulada, levando a uma compreensão mais abrangente do conteúdo por parte do estudante. Tendo como objetivo a ideia de superar as limitações de situações contextualizadas envolvendo funções, foi proposta uma sequência didática baseada em um experimento que irá permitir aos estudantes formalizarem e explorarem o conceito de função e a identificarem as suas diferentes representações e aplicações. Essa proposta teve como abordagem metodológica a Modelagem Matemática, cujas diretrizes possibilitam o estudo, a pesquisa e a problematização de uma situação real. Com os dados obtidos do experimento, os estudantes compuseram uma tabela de modo a converter esses dados em um gráfico de pontos no plano cartesiano. A partir desse gráfico foi construída uma função para modelar o fenômeno observado. Todas as tarefas propostas foram detalhadamente descritas em Folhas de Atividades, que constituem a base para o propósito desse trabalho. No total, foram confeccionadas doze Folhas de Atividades separadas em cinco blocos, incluindo o último bloco que contempla uma avaliação final com questões sobre vazão e construção de gráficos. Com a conclusão da aplicação e análise dos resultados, constatamos que a proposta pedagógica alcançou as metas desejadas, estimulando e incentivando a participação dos estudantes no desenvolvimento de sua autonomia e de seus saberes matemáticos, contribuindo decisivamente para a compreensão do significado do conceito de função. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3515841388282446 | por |