Show simple item record

dc.contributor.authorPinho, Isabela Vianna
dc.date.accessioned2019-08-14T18:52:19Z
dc.date.available2019-08-14T18:52:19Z
dc.date.issued2019-04-12
dc.identifier.citationPINHO, Isabela Vianna. Casa de mulher: os circuitos cotidianos de cuidado, dinheiro e violência em São Carlos/SP. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11734.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11734
dc.description.abstractThis dissertation shows us how state, gender, economy, kinship and family are produced and connected in everyday life. Here, I analyze the forms that Maria, Bela, Ana and Rosa dwell to ordinary life. Residents of a neighborhood promoted by the federal program Minha Casa, Minha Vida in São Carlos/SP, the four women are also (or were) holders of the Bolsa Família program. Research shows that the two politics are one among other possible universes of meaning by which they move. The text is divided into two parts. In the first, I argue that the processes of life and of houses, as well as the ways of living and houses, are entangled in everyday life; also show how the past are embedded in the present and extraordinary events are embedded in the ordinary. In a second moment, I argue that the house can only be thought of in configuration, that is, it only exists in relation. Thus, in the last chapters I describe three everyday circuits - of care, money and violence - that mutually shape the configuration of houses. By looking at such circuits, it is possible to analyze the flows of objects and people as well as the relationships of violence and conflict within and between houses. In addition, the circuits demonstrate that there is an intersection between supposed antinomies such as money and intimacy; economic domain and affection; life and economy; home and work; reproduction and production. As a methodological and analytical strategy, I argue that an ethnography of 'woman's house' in configuration allows one to see the 'between'; that is, it makes it possible to capture sociological phenomenon relationally. What will be seen here will be lines that expose the offal put into practice by Maria, Bela, Ana and Rosa to make the world habitable again with each new event.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCuidadopor
dc.subjectDinheiropor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectVida ordináriapor
dc.subjectCasa de mulherpor
dc.subjectCareeng
dc.subjectMoneyeng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectOrdinary lifeeng
dc.subjectWoman’s homeeng
dc.titleCasa de mulher: os circuitos cotidianos de cuidado, dinheiro e violência em São Carlos/SPpor
dc.title.alternativeWoman's house: the everyday circuits of care, money and violence in São Carlos/SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Feltran, Gabriel de Santis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789864439048444por
dc.description.resumoEsta dissertação nos mostra como estado, gênero, economia, parentesco e família se produzem e se conectam no cotidiano. Aqui, analiso as formas que Maria, Bela, Ana e Rosa habitam a vida ordinária. Moradoras de um bairro promovido pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida em São Carlos/SP, as quatro mulheres também são (ou foram) titulares do programa Bolsa Família. A pesquisa mostra que as duas políticas constituem um entre outros universos possíveis de sentido pelos quais as moradoras se movem. O texto está dividido em duas partes. Na primeira, argumento que os processos de vida e de casas, bem como as formas de habitar e viver se emaranham nos cotidianos; também demonstro como o passado se embebe no presente e os eventos extraordinários se embebem no ordinário. Num segundo momento, argumento que a casa só pode ser pensada em configuração, isto é, só existe em relação. Desse modo, nos últimos capítulos descrevo três circuitos cotidianos – de cuidado, dinheiro e violência - que conformam mutuamente a configuração de casas. Ao olhar para tais circuitos, é possível analisar os fluxos de objetos e pessoas, bem como as relações de violência e conflito dentro e entre as casas. Ademais, os circuitos demonstram que existe intersecção entre supostas antinomias como, por exemplo, dinheiro e intimidade; domínio econômico e do afeto; vida e economia; casa e trabalho; reprodução e produção. Como estratégia metodológica e analítica, defendo que uma etnografia de ‘casa de mulher’ em configuração permite enxergar o ‘entre’; ou seja, possibilita captar os fenômenos sociológicos de forma relacional. O que se verá aqui serão linhas que expõem as miudezas postas em prática por Maria, Bela, Ana e Rosa para tornar o mundo reabitável a cada novo acontecimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8456385586564537por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record