Show simple item record

dc.creatorSegura, Francisco Novales
dc.date.accessioned2019-09-09T19:33:12Z
dc.date.available2019-09-09T19:33:12Z
dc.date.issued2019-06-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11809
dc.description.abstractThe teaching of phenomena in the sciences now passes through a paradigm shift. Seeking an increase in interest in scientific careers, it is desired to deepen the understanding of those through mathematics, so that it is not restricted to exposition of concepts and presentation of formulas to the students. To this end, appropriate instruments must be used, the choice of which should occur based on the evidence gathered from the research already carried out. In this tuning fork, mathematical modeling and the use of technology stand out. From the crossing of these, numerical methods arise in the resolution of mathematical models of phenomena, especially the dynamic ones, whose leadership in applications and adaptation to the scientific method justify our gaze. Therefore, we present here an activity designed to explore the scientific theme pharmacology in high school and higher education, especially in careers in the biological sciences.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectMétodos numéricospor
dc.subjectModelagem quantitativapor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectFarmacologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectNumerical methodseng
dc.subjectQuantitative modellingeng
dc.subjectBiologyeng
dc.subjectFarmacologyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSciences teachingeng
dc.titleModelagem numérica no ensino de fenômenos dinâmicos: um exemplo na farmacologiapor
dc.title.alternativeNumerical modeling in the teaching of dynamic phenomena: an example in pharmacologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salvador, José Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487171069472158por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1248262471247987por
dc.description.resumoO ensino dos fenômenos nas Ciências passa, atualmente, por uma mudança de paradigmas. Buscando um aumento do interesse nas carreiras científicas, deseja-se aprofundar sua compreensão através da Matemática, de modo que não se fique restrito à exposição de conceitos e apresentação de fórmulas aos estudantes. Para isso, faz-se necessário utilizar instrumentos adequados, cuja escolha deve ocorrer com base nas evidências extraídas das pesquisas já realizadas. Nesse diapasão, destacam-se a Modelagem Matemática e o uso da tecnologia. Do cruzamento destes, surgem os métodos numéricos na resolução de modelos matemáticos de fenômenos, em especial os dinâmicos, cuja liderança nas aplicações e adequação ao método científico justificam nosso olhar. Diante disso, apresentamos aqui uma atividade de modelagem numérica formulada com o objetivo de explorar o tema científico da Farmacologia no Ensino Médio e no Ensino Superior, notadamente em carreiras da área das Ciências Biológicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exataspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIA::FARMACOLOGIA GERAL::FARMACOCINETICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record