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dc.creatorFiguera Martínez, Valentina Antonieta
dc.date.accessioned2019-09-13T20:00:38Z
dc.date.available2019-09-13T20:00:38Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11840
dc.description.abstractEl objetivo de la presente investigación es estudiar las letras de las canciones de rap de Ferréz – escritor brasileño de literatura marginal de la periferia de Sao Paulo –, a partir de una perspectiva literaria, presentándolas como un objeto poético rico en sonoridad, rimas aliterantes e ironías, entre otros elementos que permiten la manifestación de la cultura urbana de las clases sociales marginalizadas. Antonio Candido, en O direito à literatura, define a esta arte como “todas las creaciones de toque poético” (CANDIDO, 2004, p. 174) producidas en todas las culturas, en todos los estratos sociales. Por lo tanto, basados en este principio que considera a la literatura como un derecho humano inalienable, la presente investigación analiza como poemas las letras del CD de rap Determinação, de Ferréz, a partir de las definiciones de texto poético de Roman Jakobson (2010) y Octavio Paz (2013). Para abordar el carácter cultural, político y social se partirá de las contribuciones de Ecio Salles (2007), conjuntamente con las reflexiones sobre la relectura de la historia y la figura del narrador de Walter Benjamin (1987). Este análisis revela un contexto social en la periferia urbana brasileña, por lo tanto, se defiende que el corpus puede ser leído no solo desde la perspectiva contemporánea que evidencia tensiones, sino también desde un ámbito poético transformador, que responde a una función estética determinada por la necesidad de producir relatos desde la periferia para penetrar el sistema de producción cultural. También se examina en qué medida esa dualidad contemporánea-transformadora impacta la obra poética del autor, lo cual justifica la presente investigación. Además de verificar dicha hipótesis, el estudio planteado se justifica porque considera al rap como manifestación literaria, ampliando las fronteras del concepto de literatura sin perder de vista el carácter estético y poético, lo que permitirá – en los términos de Benjamin (1987) – la comprensión de los nuevos relatos que la canción de rap engendra.spa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/por
dc.subjectHip hoppor
dc.subjectFerrézpor
dc.subjectLiteratura marginalpor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectDeterminaçãopor
dc.titleRap: relato da periferia. Um estudo da linguagem poética em Determinação, de Ferrézpor
dc.title.alternativeRap: relato de la periferia. Un estudio del lenguaje poético en Determinação, de Ferrézspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martha, Diana Junkes Bueno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1857520068239671por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1952195668824547por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é estudar as letras das canções de rap de Ferréz – escritor de literatura marginal da periferia de São Paulo –, a partir de uma perspectiva literária, apresentando-as como um objeto poético rico em sonoridade, rimas aliterantes e ironias, entre outros elementos que oportunizam a manifestação da cultura urbana das classes sociais marginalizadas. Antonio Candido, em O direito à literatura, entende literatura como “todas as criações de toque poético” (CANDIDO, 2004, p. 174), produzidas em todas as culturas, por todas as camadas da sociedade. Considerando este princípio que toma, portanto, a literatura como um direito humano inalienável, esta pesquisa analisa as letras do CD Determinação, de Ferréz, como poemas, a partir das definições de texto poético de Roman Jakobson (2010) e Octavio Paz (2013). Para a abordagem do caráter cultural, político e social, parte-se das contribuições de Ecio Salles (2007) juntamente com as reflexões sobre a releitura da história e da figura do narrador de Walter Benjamin (1987). Esta análise revela um contexto social na periferia urbana brasileira, portanto, defende-se que o corpus pode ser lido não só como um objeto contemporâneo que evidencia tensões, mas também desde um âmbito poético transformador que responde a uma função estética, determinada pela necessidade de produzir relatos da periferia que penetrem no sistema de produção cultural. Examina-se, também, em que medida essa dualidade contemporânea-transformadora tem impacto na obra poética do autor, o que já poderia justificar esta pesquisa. Além da verificação dessa hipótese, o presente estudo justifica-se, ainda, por tomar o rap como manifestação literária, ampliando as fronteiras do conceito de literatura sem perder de vista o caráter estético e poético – o que permitirá, nos termos de Benjamin (1987), a compreensão dos novos relatos que a canção de rap engendra.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos de Literaturapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 00011691832por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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