Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Thaís Aparecida de
dc.date.accessioned2019-10-07T11:59:33Z
dc.date.available2019-10-07T11:59:33Z
dc.date.issued2019-08-22
dc.identifier.citationLIMA, Thaís Aparecida de. O plágio acadêmico na percepção de estudantes universitários. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11917.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11917
dc.description.abstractThe definition of Information Literacy is related both to the set of knowledge, skills and attitudes that individuals must possess to use information in a critical and ethical way, as well as lifelong learning. The ethical dimension of Information Literacy is based on the behavior that reachs the worry with legal aspects about the use of information by the individual for the realization of the collective good. The use of information and communication technologies and the ease of access to a large amount of information makes even more relevant the issues of the adequate use of information sources and the ethical dimension of Information Literacy to combat plagiarism for the legal use of information. The present work aims to verify the perception that undergraduate members of an academic community have regarding academic plagiarism based on the ethical use of information in the context of Information Literacy, addressing the issue of plagiarism. The research developed has a quantitative-qualitative character, based on a bibliographical review of the topics addressed, and it was exploratory in relation to the research objectives. To collect data and present the results, a questionnaire was applied to university students on the Bachelors Degree in Library and Information Science (BCI) and Biological Sciences, at the Federal University of São Carlos (UFSCar). The research results allowed us to identify that: respondents can understand what plagiarism is, but from the responses chosen regarding the sanctions to be applied, most of them do not identify plagiarism as a crime of copyright infringement. And although most respondents stated that they cite the sources used in their academic work, the consistency of the citation may be impaired due to the lack of frequency in consulting referencing and bibliographic standards. Finally, we identified that within the university, initiatives to tackle plagiarism are still incipient and the issue requires further debate and reflection therein.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/por
dc.subjectCompetência informacionalpor
dc.subjectÉtica na pesquisapor
dc.subjectPlágio acadêmicopor
dc.subjectInformation literacypor
dc.subjectResearch ethicseng
dc.subjectAcademic plagiarismeng
dc.titleO plágio acadêmico na percepção de estudantes universitáriospor
dc.title.alternativeAcademic plagiarism from the perspective of university studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Furnival, Ariadne Chloe Mary
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1291482506649810por
dc.description.resumoA definição de Competência Informacional está relacionada tanto ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os indivíduos devem possuir para usar a informação de maneira crítica e ética, quanto ao aprendizado ao longo da vida. A dimensão ética da Competência Informacional está pautada no comportamento que abrange a preocupação com os aspectos legais em relação ao uso da informação pelo indivíduo para a realização do bem coletivo. A utilização das tecnologias de informação e comunicação e a facilidade de acesso a uma grande quantidade de informações torna ainda mais relevante a questão do uso adequado das fontes de informação e a dimensão ética da Competência Informacional, que traz em seu bojo o combate ao plágio, tendo em vista o uso legal da informação. A presente pesquisa visou verificar a percepção da comunidade acadêmica acerca do plágio acadêmico tendo como base o uso ético da informação no contexto da Competência Informacional, direcionado à temática do plágio. Esta pesquisa teve um caráter quanti-qualitativo, com levantamento bibliográfico para embasamento dos temas abordados e foi exploratória em relação aos seus objetivos. Para o levantamento dos dados e apresentação dos resultados foi aplicado um questionário aos estudantes universitários dos cursos de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) e de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados desta pesquisa nos permitiu identificar que os respondentes conseguem compreender o que é o plágio, mas pelas respostas escolhidas em relação às sanções a serem aplicadas, a maioria deles não identifica o plágio como um crime de violação aos direitos autorais. E embora a maioria dos respondentes tenham afirmado citar as fontes utilizadas em seus trabalhos acadêmicos, a consistência da citação pode ser prejudicada devido à falta de frequência na consulta às normas. Por fim, identificamos que a abordagem do plágio dentro da universidade ainda é incipiente e carece de mais debates e reflexões.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8055062665833481por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil