Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Michael Cristtofer da
dc.date.accessioned2019-10-18T19:00:04Z
dc.date.available2019-10-18T19:00:04Z
dc.date.issued2019-08-20
dc.identifier.citationSILVA, Michael Cristtofer da. Não fechem minha escola: urbanização e gestão da escola contra o vivido, uma análise sobre a "reorganização" de 2015. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11955.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11955
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand how the school reform project “Reorganization” of 2015 reproduces socio-spatial inequality in Sorocaba-SP, more specifically around a school in the outskirts of the city. With this initial objective in mind, we have made a diagnosis based on the relationship between school management and urbanization. The research cut took into account Henri Lefebvre´s theory of space production and had the contribution of the most diverse authors from the most varied areas of the Social Sciences to the accomplishment of a robust analysis of the events in that period. The historical recovery of the constitution of schooling and urbanization was important for the formulation of genetic movements that culminated in the occupation of school project that produced and reproduces the current reforms. We understand that this whole process is part of a totalization in the space convergence of the school bureaucracy to the founding elements of urbanization, which reveals the modus operandi expressed in modernity, its unfinished “emancipatory project”. The results of the survey show Sorocaba that pushes public education apparatus into regions of social vulnerability, or that produces “sanitized islands”, closing schools in its expanded center. The “Veiled Reorganization” occurs discreetly and areas of real estate speculation are amortized, in a attempt of property valuation. A school in the northwest of the city was used as the locus of the study, and the concreteness of the main concepts: democratic management; urbanization and the world of life are exposed throughout the text as way of expressing the vicissitudes of the real, but not imposing the phenomenon in a finished form, emphasizing its contribution as a way of understanding that is always constant, and never closed.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectReorganizaçãopor
dc.titleNão fechem minha escola: urbanização e gestão da escola contra o vivido, uma análise sobre a "reorganização" de 2015por
dc.title.alternativeDon't close my school: urbanization and school management against the lived, an analysis of the "reorganization" of 2015por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carril, Lourdes de Fátima Bezerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0328730975862213por
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo entender como o projeto de reforma “Reorganização” escolar de 2015 reproduz a desigualdade socioespacial em Sorocaba-SP, mais especificamente no entorno de uma escola na periferia da cidade. Tendo esse objetivo inicial em mente, tecemos um diagnóstico calcado na relação entre gestão escolar e urbanização. O recorte da pesquisa levou em consideração a teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre, e teve a contribuição dos mais diversos autores, das mais variadas áreas das Ciências Sociais, para a concretização de uma análise robusta sobre os eventos naquele período. O resgate histórico da constituição da escolarização e da urbanização, foi importante para a formulação de movimentos genéticos que culminaram na ocupação das escolas na cidade e, também, sobre um projeto de escola que produziu e reproduz as reformas atuais. Entendemos que todo esse processo faz parte de uma totalização no/do espaço, convergência da burocracia da escola aos elementos fundantes da urbanização, que revela o modus operandi expresso na modernidade, o seu “projeto emancipatório” inacabado. Os resultados da pesquisa mostram uma Sorocaba que afasta os aparelhos públicos de educação em regiões de vulnerabilidade social, ou que produz “ilhas higienizadas”, fechando escolas no seu centro expandido. A “Reorganização velada” ocorre de forma discreta e áreas de especulação imobiliária são amortizadas, em um intento de valoração predial. Uma escola da zona noroeste da cidade foi utilizada como locus do estudo, e a concretude dos principais conceitos: gestão democrática; urbanização e mundo da vida, são expostos durante todo texto como uma forma de expressar as vicissitudes do real, porém não impondo o fenômeno de forma acabada, ressaltando a sua contribuição como modo de compreensão sempre constante, e nunca fechada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.description.sponsorshipId34999249863por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7247547871505664por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil