dc.contributor.author | Cruz, Keila Fernanda de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T18:01:40Z | |
dc.date.available | 2019-10-24T18:01:40Z | |
dc.date.issued | 2019-08-23 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Keila Fernanda de Souza. Fatores influenciadores da inovação em bibliotecas públicas acadêmicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11983. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11983 | |
dc.description.abstract | Towards the academic libraries to remain relevant to their users and to fulfill their role as
information centers in universities, they need to innovate to create services that meet these
needs. Innovation enables libraries to create new services or enhance existing services for
their user communities. However, innovation is a complex process and several factors can
influence or inhibit the innovation process in libraries. This paper aims to characterize the
innovations developed by academic libraries (belonging to federal and state universities in
Brazil) and the factors that influence them. Thus, it seeks to identify the antecedent and
consequent factors of library innovation. To achieve the objectives, the survey research was
adopted. Therefore, it is a research with quantitative approach. The execution was performed
in three stages: i) the bibliographic research for the theoretical foundation about the process of
innovation in services and innovation in libraries; ii) the survey for data collection and iii)
data treatment and analysis. For data collection, an electronic questionnaire was sent by email
to the library directors of 98 public universities (63 federal and 35 state). At the end, we
obtained a sample composed of 151 respondents. For data analysis, two approaches were
used. The first was based on descriptive statistics, while the second corresponded to the
application of the Structural Equation Modeling technique. The results made it possible to
characterize the innovations developed by the libraries. Despite the creation of innovative
services, most libraries implement minor adaptations and improved versions of existing
services, indicating the predominance of incremental innovations. As for influencing factors,
Leadership, Culture and Climate, and Role of Servers and Co-creation are important
antecedents and innovation in libraries. On the other hand, factors such as process and
resources have less influence. The results also indicate that co-creation, especially of frontline
servers, is an important predictor of innovation. Library managers can use research
findings to increase the effectiveness of innovation processes. As a consequence, the results
indicate the contribution of innovations in improving the image and satisfaction of library
users. Finally, limitations and perspectives for future work are presented at the end of this
research | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Inovação em serviços | por |
dc.subject | Cocriação | por |
dc.subject | Biblioteca acadêmica | por |
dc.subject | Innovation | eng |
dc.subject | Innovation in services | eng |
dc.subject | Co-creation | eng |
dc.subject | Academic library | eng |
dc.title | Fatores influenciadores da inovação em bibliotecas públicas acadêmicas | por |
dc.title.alternative | Influencing factors of innovation in academic public libraries | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Glauco Henrique de Sousa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7564259060572565 | por |
dc.description.resumo | Para que as bibliotecas acadêmicas permaneçam relevantes para seus usuários e possam
cumprir suas funções como centros de informação nas Universidades, elas precisam inovar
para criar serviços que atendam a essas necessidades. A inovação permite que bibliotecas
criem novos serviços ou melhorem os serviços já existentes para a sua comunidade de
usuários. No entanto, a inovação é um processo complexo e diversos fatores podem
influenciar ou inibir o processo de inovação em bibliotecas. Este trabalho tem o objetivo de
caracterizar as inovações desenvolvidas pelas bibliotecas acadêmicas (pertencentes às
universidades federais e estaduais no Brasil) e os fatores que as influenciam. Deste modo,
busca-se identificar os fatores antecedentes e os consequentes da inovação em bibliotecas. Para
consecução dos objetivos, adotou-se a pesquisa de levantamento do tipo survey. Logo, trata-se
de uma pesquisa com abordagem quantitativa. A execução foi realizada em três etapas: i) a
pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica acerca do processo de inovação em
serviços e inovação em bibliotecas; ii) a pesquisa de levantamento (survey) para a coleta de
dados e iii) tratamento e análise dos dados. Para a coleta dos dados foi aplicado um
questionário eletrônico enviado por e-mail para os diretores das bibliotecas de 98
universidades públicas (63 federais e 35 estaduais). Ao final, obteve-se uma amostra
composta de 151 respondentes. Para análises dos dados, duas abordagens foram utilizadas. A
primeira baseou-se em estatística descritiva, enquanto que a segunda correspondeu a
aplicação da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados possibilitaram
caracterizar as inovações desenvolvidas pelas bibliotecas. Apesar de criação de serviços
inovadores, a maioria das bibliotecas implementa pequenas adaptações e versões melhoradas
nos serviços existentes, indicando a predominância de inovações incrementais. Quanto aos
fatores influenciadores: Liderança, Cultura e Clima, o Papel dos Servidores e a Cocriação são
importantes antecedentes da inovação em bibliotecas. Por outro lado, fatores como processo e
recursos possuem uma influência menor. Os resultados também indicam que a cocriação,
principalmente dos servidores de linha de frente, é uma importante preditora da inovação.
Gestores de bibliotecas podem utilizar os achados da pesquisa para aumentar a eficácia dos
processos de inovação. Como consequência, os resultados indicam a contribuição das
inovações na melhoria da imagem e satisfação dos usuários das bibliotecas. Por fim,
limitações e perspectivas para trabalhos futuros são apresentadas ao final desta pesquisa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1700079537622955 | por |