Show simple item record

dc.contributor.authorMomo, Margarida Etsuko Endo
dc.date.accessioned2019-11-19T17:11:25Z
dc.date.available2019-11-19T17:11:25Z
dc.date.issued2019-09-19
dc.identifier.citationMOMO, Margarida Etsuko Endo. Os povos indígenas e sua produção acadêmica no âmbito do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12029.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12029
dc.description.abstractThis study analyzes and characterizes the monographs presented by native Brazilian people graduated between 2014 and 2017 who ingress on undergraduate courses through the Affirmative Actions Program of the National University of São Carlos. The objective was to verify which knowledge were brought by native Brazilian students of different ethnicities at their monographs and their collaboration to a greater respect of diversity and democracy in Brazil. Eight monographs were selected and read and according to the issues addressed it was analyzed the thematic focus, the theoretical and methodological references, the procedures adopted for data collection, the systematization of the results and the whole undergraduate process of each student. This analysis considers that in a democratic society the inclusion of minority citizens - e.g. the native Brazilian people – cannot rely only on their access to formal education and with their presence at the university, the education process should be modified valuing their culture, their knowledge and their lifestyle – opposing the commonly ethnocentric practice that has always sought to “civilize” them. It was possible to observe that regardless the undergraduate course most works presented themes valued by their ethnic groups – such as legends, myths, rites and games. In addition, it was observed that they used the traditional approaches of their culture to account of the history of their people and the struggles to delimitate and description of their lands and alternative ways to geographical localization.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMovimento Social Indígenapor
dc.subjectEducação indígenapor
dc.subjectVestibular indígenapor
dc.subjectNative Brazilian Social Movementeng
dc.subjectNative brazilian educationeng
dc.subjectIndigenous college entrance examinationeng
dc.titleOs povos indígenas e sua produção acadêmica no âmbito do Programa de Ações Afirmativas da UFSCarpor
dc.title.alternativeNative brazilian and their academic production regarding Affirmative Actions Program at UFSCareng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Justo, Carolina Raquel Duarte de Mello
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209489935777843por
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Ângela Maria Carneiro de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9508589460122830por
dc.description.resumoEste trabalho analisa e caracteriza as monografias apresentadas pelos estudantes indígenas graduados entre os anos de 2014 e 2017, que ingressaram nos cursos de graduação através do Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de São Carlos. O objetivo foi o de verificar quais foram os conhecimentos trazidos pelos estudantes indígenas de diferentes etnias em seus trabalhos de conclusão de curso e suas possíveis contribuições para o respeito à diversidade e para o aprofundamento democrático no Brasil. Foram selecionadas e lidas oito monografias, analisadas segundo os problemas tratados, o foco temático, os referenciais teóricos e metodológicos, os procedimentos adotados na coleta de dados, a sistematização dos resultados e o curso de graduação de origem dos estudantes. Esta perspectiva de análise considera que numa sociedade democrática a inclusão cidadã de minorias, como é o caso dos povos indígenas, não depende apenas do seu acesso ao direito à educação formal, mas de que esta educação se modifique pela sua presença na universidade, valorizando sua cultura, seus saberes e modos de viver, em contraposição à tradicional prática etnocentrista que sempre buscou “civilizá-los”. Foi possível observar que, independentemente do curso de graduação, a maioria dos trabalhos apresentou temas valorizados pelas suas etnias, como por exemplo, as lendas, mitos, ritos e jogos indígenas. Também foi possível observar que os trabalhos utilizaram as abordagens tradicionais da cultura indígena, tais como, relatos da história da formação de seu povo e das lutas pelas delimitações de suas terras, descrição de seus territórios e formas de localização geográfica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8903782053124349por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil