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dc.contributor.authorJustino, Thais da Silva
dc.date.accessioned2019-11-21T19:08:10Z
dc.date.available2019-11-21T19:08:10Z
dc.date.issued2019-08-21
dc.identifier.citationJUSTINO, Thais da Silva. Análise da colaboração científica dos programas de Pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12058.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12058
dc.description.abstractThere is a growing interest in metric studies on scientific collaboration in Brazilian postgraduate studies. However, a significant part of these studies are conducted from international bibliographic databases at the macro level, while other studies are limited to a particular Postgraduate Program (PPG), making comparative analysis and group mapping impossible. The general objective of this research comprises the elaboration of indicators on the national and international scientific collaboration of the PPGs of the Applied Social Sciences Area 1 - Information Science, recommended by CAPES of Brazil. The method comprised a quantitative approach of exploratory nature. Bibliometrics and social network analysis were used as analysis techniques. The sample analyzed comprised 519 bibliographic records referring to the scientific production of 421 permanent teachers who work in 27 PPG of the Applied Social Sciences Area 1 - Information Science, from 2013 to 2018. The results achieved included the elaboration of a set of indicators. involving: 1] production characterization by PPG, identifying the evolution and percentage of contribution; 2] identification of national and international scientific collaboration through co-authoring, highlighting initiatives with international institutions, the main vehicles of communication and the most investigated themes. It can be concluded that the results achieved can contribute to the improvement of the PPG and of the National Graduate System, by maximizing the understanding of collaboration in the area of Applied Social Sciences 1 - Information Science, by providing a set of indicators, elaborated from the fusion of metadata from two sources of information. Lattes and Web of Science, enabling the identification of the institutional links of the authors in relation to PPG and international institutions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectColaboração científicapor
dc.subjectIndicadores de ciência e tecnologiapor
dc.subjectRedes de colaboração científicapor
dc.subjectProgramas de Pós-graduaçãopor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectScientific collaborationeng
dc.subjectScientific collaboration networkseng
dc.subjectScience and technology indicatorseng
dc.subjectPostgraduate programseng
dc.subjectInformation Scienceeng
dc.titleAnálise da colaboração científica dos programas de Pós-graduação em Ciência da Informação brasileirospor
dc.title.alternativeScientific analysis of collaboration of brazilian Information Science postgraduate programseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Amaral, Roniberto Morato do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600por
dc.description.resumoHá um crescente interesse em estudos métricos sobre a colaboração científica na pós-graduação brasileira. Porém, parte significativa desses estudos são realizados a partir de bases de dados bibliográficas internacionais em nível macro, enquanto outros estudos limitam-se a um determinado Programa de Pós- Graduação (PPG), impossibilitando análises comparativas e o mapeamento de grupos. O objetivo geral desta pesquisa compreende a elaboração de indicadores sobre a colaboração científica nacional e internacional dos PPG da Área de Ciências Sociais Aplicadas 1 – Ciência da Informação, recomendados pela CAPES do Brasil. O método compreendeu uma abordagem quantitativa de natureza exploratória. A bibliometria e a análise de redes sociais foram utilizadas como técnicas de análise. A amostra analisada compreendeu 519 registros bibliográficos referentes a produção científica de 421 docentes permanentes que atuam em 27 PPG da Área de Ciências Sociais Aplicadas 1 – Ciência da Informação, no período de 2013 à 2018. Os resultados alcançados compreenderam a elaboração de um conjunto de indicadores envolvendo: 1] caracterização da produção científica por PPG, identificando a evolução e percentual de contribuição; 2] identificação da colaboração científica nacional e internacional através das coautorias, ressaltando as inciativas com instituições internacionais, os principais veículos de comunicação e as temáticas mais investigadas. Conclui-se que os resultados alcançados podem contribuir para o aperfeiçoamento dos PPG e do Sistema Nacional de Pós-Graduação, ao maximizar a compreensão da colaboração na Área de Ciências Sociais Aplicadas 1 – Ciência da Informação, por meio da disponibilização de um conjunto de indicadores, elaborados a partir da fusão de metadados de duas fontes de informações, Plataforma Lattes e Web of Science, possibilitando a identificação dos vínculos institucionais dos autores em relação aos PPG e instituições internacionais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7767903611796454por


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