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Caminhos de Nzazi: a formulação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana
dc.contributor.author | Silva, Leonardo Elias Luz da | |
dc.date.accessioned | 2019-11-22T15:31:35Z | |
dc.date.available | 2019-11-22T15:31:35Z | |
dc.date.issued | 2019-09-03 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Leonardo Elias Luz da. Caminhos de Nzazi: a formulação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12068. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12068 | |
dc.description.abstract | This research deals with the I National Plan for the Sustainable Development of the African Peoples and Traditional Communities. Created in 2013, the Plan had as its goal the preservation of the African tradition in Brazil through a set of public policies that orbited three major axes: the guarantee of rights, the protection of cultural heritage and the confrontation of extreme poverty. Through the latest theoretical tools in the field of public policy analysis, such as John Kingdon's (2014) multi-flow model and Paul Sabatier's (2007) notion of defense coalitions, I seek to understand which factors have enabled traditional people and communities of African matrix, a historically stigmatized group with low political power, to conquer a Plan with such amplitude. As a result, the research demonstrated that the emergence of the Plan was the result of a long process of discursive construction led by the Black Movement that found its climax in the Lula governments. Through the instances of debate and deliberation created during the administrations of the Partido dos Trabalhadores, actors linked to the Black Movement were able to bring to the government spheres new ways of understanding the religions of African matrix and their demands, and these, in turn, were consolidated in the Plan. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Religiões de matriz africana | por |
dc.subject | I National Plan for the Sustainable Development of Traditional African Peoples and Communities | por |
dc.subject | Public policy | por |
dc.subject | Racism | por |
dc.subject | African matrix religions | por |
dc.title | Caminhos de Nzazi: a formulação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana | por |
dc.title.alternative | Nzazi Paths: the formulation of the National Plan for the Sustainable Development of Traditional African Peoples and Communities | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Capella, Ana Cláudia Niedhardt | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5810332148425938 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata do I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Criado em 2013, o Plano teve como objetivo a preservação da tradição africana no Brasil através de um conjunto de políticas públicas que orbitavam três grandes eixos: a garantia de direitos, a proteção do patrimônio cultural e o enfrentamento à extrema pobreza. Por meio dos ferramentais teóricos mais recentes do campo de análise de política pública, como o modelo de múltiplos fluxos, de John Kingdon (2014), e a noção de coalisões de defesa, de Paul Sabatier (2007), busco compreender quais fatores possibilitaram que as religiões tradicionais de matriz africana, grupo historicamente estigmatizado e com baixo poder político, conquistasse um plano nacional de tal envergadura. Como resultado, a pesquisa demonstrou que o surgimento do Plano foi fruto de um longo processo de construção discursiva, liderado pelo Movimento Negro, e que encontrou seu clímax nos governos Lula. Através dos ambientes de debate e deliberação criados pelas gestões petistas, atores ligados ao Movimento Negro foram capazes de levar às esferas governamentais novas formas de compreender as religiões de matriz africana e suas demandas e estas, por sua vez, se consolidaram no Plano. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPol | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1094912185063229 | por |