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dc.contributor.authorGuillardi, Bruno Luiz
dc.date.accessioned2020-01-17T19:10:40Z
dc.date.available2020-01-17T19:10:40Z
dc.date.issued2019-08-02
dc.identifier.citationGUILLARDI, Bruno Luiz. Invasor (in)conveniente: o manejo de javali como política pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12153.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12153
dc.description.abstractThis master thesis aims to demonstrate the implementation of wild boar management as a State Public Policy, especially in the state of São Paulo. Thus, we seek to explain the possible causes of the introduction and spread of wild boars (Sus scrofa) within the Brazilian territory, as well as the reasons that caused their demographic growth, a fact that has caused several economic, environmental and social damages throughout the country. Faced with this scenario, the Brazilian Institute of Environment and Renewable Natural Resources (IBAMA) eventually released the management, via slaughter, as a way to try to control its proliferation. However, given the lack of resources (human and financial) of the Brazilian State, it was up to individuals and companies to take over the management of wild boars, ie, while the State would be responsible for legislation and supervision, people who wanted, for some reason. For this reason, controlling wild boars could, with proper authorization, do so. Initially, in the state of São Paulo, the person responsible for releasing and overseeing management was the State Secretariat of the Environment (SMA) through its regionalized departments. Subsequently, this changed, with IBAMA being in charge of the registration and accountability of managers, while SMA along with the police agencies would be responsible for enforcement. However, the problem lies in the changes in management laws that are being changed too much - sometimes by the state government, sometimes by the federal government -, showing that the perspectives of action of those who build the management policy, the state organs, compared to those who carry out the control, the managers are not the same. Therefore, the problem of wild boar spread may persist or even worsen. Thus, in this paper, besides just trying to demonstrate the possible beginning of the introduction of wild boars in Brazil and the probable damages caused by their proliferation, we tried to contribute with some considerations and considerations, presenting different perspectives, often conflicting, of the State legislator/inspectors and control agents, in order to better clarify the management of wild boar as a Public Policy.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJavalipor
dc.subjectInvasãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectManejopor
dc.subjectCaçapor
dc.subjectControlepor
dc.subjectWild boareng
dc.subjectInvasioneng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectHuntingeng
dc.subjectControleng
dc.titleInvasor (in)conveniente: o manejo de javali como política públicapor
dc.title.alternative(In)convenient invasor: wild management as a public policyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Molina, Wagner de Souza Leite
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939243693407420por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem o intuito de demonstrar a implementação do manejo de javali como uma Política Pública de Estado, em especial, no estado de São Paulo. Deste modo, buscamos explanar as possíveis causas da introdução e do alastramento dos javalis (Sus scrofa) dentro do território brasileiro, bem como os motivos que provocaram seu crescimento demográfico, fato que vem causando diversos prejuízos econômicos, ambientais e sociais por todo país. Diante deste cenário, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) acabou liberando o manejo, via abate, como forma de tentar controlar sua proliferação. Todavia, dado a falta de recursos (humano e financeiro) do Estado brasileiro, coube às pessoas físicas e jurídicas tomarem a frente do manejo de javalis, ou seja, enquanto o Estado seria responsável pela legislação e fiscalização, as pessoas que quisessem, por algum motivo, efetuar controle dos javalis asselvajados poderiam, com a devida autorização, fazê-lo. Inicialmente, no estado de São Paulo, o responsável por liberar e fiscalizar o manejo era Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) através de seus departamentos regionalizados. Posteriormente, isso mudou, com o IBAMA ficando a cargo do cadastramento e prestação de contas dos manejadores, enquanto que a SMA juntamente com os órgãos policiais seriam responsáveis pela fiscalização. Contudo, o problema está nas alterações das leis de manejo que vêm sendo mudadas à demasia – ora pelo poder público estadual, ora pelo poder público federal –, mostrando que as perspectivas de ação daqueles que constroem a política de manejo, os órgãos de Estado, em relação àqueles que efetuam o controle, os manejadores, não são as mesmas. Logo, o problema da disseminação dos javalis pode persistir ou até piorar. Desta forma, neste trabalho, para além de apenas tentar demonstrar o possível início da introdução dos javalis no Brasil e dos prováveis prejuízos causados pela sua proliferação, tentamos contribuir com algumas considerações e ponderações, apresentando diferentes perspectivas, muitas vezes destoantes, do Estado legislador/fiscalizador e dos agentes controladores, a fim elucidar um pouco melhor o manejo de javali como uma Política Pública.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3785840214023786por


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