Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorHassem, Alina
dc.date.accessioned2020-02-10T13:32:20Z
dc.date.available2020-02-10T13:32:20Z
dc.date.issued2020-01-21
dc.identifier.citationHASSEM, Alina. Crowdfunding de investimento para viabilização de novos negócios no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12230.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12230
dc.description.abstractIn the development of new businesses, fundraising is one of the most important factors, as only shareholder equity, normally, is not sufficient to fund its expansion. However, traditional sources of financing - such as banks - require collateral in return for the loans, which often cannot be provided by startups. Venture capitalists and private equities become real options for some companies that have a return on investment. Crowdfunding is a form of online fundraising, where the entrepreneur asks for an open call on the internet, and the crowd can contribute or invest in the project or companies - usually of low value - that, when together, make the business viable. There are four types of crowdfunding currently classified according to the return offered to the investor: donation, rewards, loan and investment. Equity crowdfunding, regulated by the Brazilian Securities Commission (CVM) in 2017, is a form in which the entrepreneur offers companies shares in return for the investments received, thus making it possible for the development of new businesses. Thus, the current research analyzed the profile of companies that are using equity crowdfunding to raise funds in order to answer the following question: How has investment crowdfunding been impacting the development of new companies? This is a qualitative and quantitative investigation in which the content analysis method was applied. Results indicate that investment crowdfunding has, in fact, become a new source of capital for startups, since the average age of the analyzed companies is three years, and the most common segment is service, especially those companies that rely on the internet (websites and applications). The total amount of money raised from 2017 to 2018 was BRL 22,602,340 in 30 different campaigns (29 companies) with the participation of 2,345 investors. By comparing these results are compared with the volumes contributed by venture capital investors and angel investors, we can see that investment crowdfunding is still in its infancy. Nonetheless, the prospects for developing this market are promising.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectFontes de financiamentopor
dc.subjectCrowdfundingpor
dc.subjectStartupspor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectSources of financingeng
dc.subjectCrowdfundingeng
dc.subjectStartupseng
dc.titleCrowdfunding de investimento para viabilização de novos negócios no Brasilpor
dc.title.alternativeEquity crowdfunding to enable new business in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Junior Ferrari, Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1581806209106850por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Elaine da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336831085564832por
dc.description.resumoPara o desenvolvimento de novos negócios, o acesso às fontes de financiamento se constitui em um dos fatores mais importantes, visto que apenas o capital próprio, geralmente, pode não ser suficiente para sua expansão. No entanto, as fontes tradicionais de financiamento – como as instituições financeiras – exigem garantias reais em contrapartida aos empréstimos oferecidos, o que, muitas vezes, não pode ser proporcionado por empresas nascentes. Assim, os investidores de capital de risco (venture capitalists e private equities) tornam-se opções reais para algumas empresas que apresentam alta probabilidade de retorno sobre o capital investido. O crowdfunding ou financiamento coletivo é uma modalidade de captação de recursos financeiros, por meio da internet, em que o empreendedor disponibiliza informações sobre a empresa ou projeto em um site, e as pessoas que tiverem interesse podem fazer contribuições, geralmente de baixo valor que, quando somadas, viabilizam o negócio. Existem quatro modalidades de crowdfunding classificadas atualmente, de acordo com o retorno oferecido ao investidor, são elas: doação, recompensas, empréstimo e investimento. O crowdfunding de investimento, regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2017, se constitui numa modalidade em que o empreendedor oferece participação na empresa em contrapartida aos investimentos recebidos, tornando-se, portanto, promissora para o desenvolvimento de novos negócios. Nessa perspectiva, esta pesquisa analisou o perfil de empresas que estão fazendo uso do crowdfunding de investimento para captação de recursos financeiros com o objetivo de responder a seguinte questão: como o crowdfunding de investimento vem impactando o desenvolvimento de novas empresas? Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com a utilização do método análise de conteúdo. Como resultado, o trabalho aponta que o crowdfunding de investimento, de fato, tornou-se uma nova possibilidade de financiamento para empresas nascentes, já que a idade média das empresas analisadas era de três anos de registro no momento da captação, o segmento que mais captou foi de serviços, sobretudo os relacionados ao uso de internet (sites e aplicativos). O total de captação no período de 2017 a 2018 foi de R$ 22.602.340 em 30 campanhas diferentes (29 empresas) contando com a participação de 2.345 investidores. Comparando esses resultados com os volumes aportados por investidores de capital de risco e investidores anjos, o crowdfunding de investimento ainda é incipiente e as perspectivas do desenvolvimento desse mercado são promissoras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código do financiamento: 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6469467546187793por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem