dc.contributor.author | Maia, André Augusto | |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T14:33:55Z | |
dc.date.available | 2020-02-17T14:33:55Z | |
dc.date.issued | 2019-12-19 | |
dc.identifier.citation | MAIA, André Augusto. O ensino de filosofia e o bullying: entre o currículo e as aulas. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12259. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12259 | |
dc.description.abstract | This dissertation, entitled "Philosophy Teaching and Bullying: what is between the Curriculum and the classes", presents a study conducted in a state public school in Ribeirão Preto, city in the State of São Paulo. The aim of this work was to investigate how theoretical subsidy present in the curriculum of philosophy teaching can help to fight bullying practices in the school environment. The student edification, through the Philosophy state curriculum, needs to be an instance of the proposition of reflection situations and the problematization of the challenges of daily school life. The methodology used comprised a bibliographical study of works and critiques about the curriculum problematic, as well as the philosophical foundation through thought of Critical Theory, especially by of the Theodor Adorno contribution. The method of approach in school was given by proposing an intervention project with students who were bullied as well as the other students of the school, through workshops and philosophical experiences. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Teoria crítica | por |
dc.subject | Bullying | eng |
dc.subject | Preconceito | por |
dc.subject | Philosophy | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Critical theory | eng |
dc.subject | Preconception | eng |
dc.title | O ensino de filosofia e o bullying: entre o currículo e as aulas | por |
dc.title.alternative | Philosophy teaching and bullying: what is between the curriculum and the classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Paula Ramos de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1788063551247254 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação, intitulada “O Ensino de Filosofia e o Bullying: entre o currículo e as aulas”, apresenta um estudo realizado em uma escola estadual da cidade de Ribeirão Preto – SP. O objetivo desse trabalho foi investigar o modo como subsídios teóricos, presentes no programa curricular do ensino de Filosofia, podem contribuir para o combate de práticas de bullying no ambiente escolar. A formação do aluno, através do currículo estadual de Filosofia, necessita ser uma instância de proposição de situações de reflexão e problematização dos desafios do cotidiano escolar. A metodologia utilizada compreendeu um estudo bibliográfico de obras e críticos sobre a problemática do currículo, bem como a fundamentação filosófica através do pensamento da Teoria Crítica, especialmente através da contribuição de Theodor Adorno. O método de abordagem na escola se deu através da proposição de um projeto de intervenção com alunos vítimas de bullying e com os demais alunos da escola, através de oficinas e experiências filosóficas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7319355741716456 | por |