Show simple item record

dc.contributor.authorMaia, André Augusto
dc.date.accessioned2020-02-17T14:33:55Z
dc.date.available2020-02-17T14:33:55Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.identifier.citationMAIA, André Augusto. O ensino de filosofia e o bullying: entre o currículo e as aulas. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12259.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12259
dc.description.abstractThis dissertation, entitled "Philosophy Teaching and Bullying: what is between the Curriculum and the classes", presents a study conducted in a state public school in Ribeirão Preto, city in the State of São Paulo. The aim of this work was to investigate how theoretical subsidy present in the curriculum of philosophy teaching can help to fight bullying practices in the school environment. The student edification, through the Philosophy state curriculum, needs to be an instance of the proposition of reflection situations and the problematization of the challenges of daily school life. The methodology used comprised a bibliographical study of works and critiques about the curriculum problematic, as well as the philosophical foundation through thought of Critical Theory, especially by of the Theodor Adorno contribution. The method of approach in school was given by proposing an intervention project with students who were bullied as well as the other students of the school, through workshops and philosophical experiences.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectCritical theoryeng
dc.subjectPreconceptioneng
dc.titleO ensino de filosofia e o bullying: entre o currículo e as aulaspor
dc.title.alternativePhilosophy teaching and bullying: what is between the curriculum and the classeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1788063551247254por
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada “O Ensino de Filosofia e o Bullying: entre o currículo e as aulas”, apresenta um estudo realizado em uma escola estadual da cidade de Ribeirão Preto – SP. O objetivo desse trabalho foi investigar o modo como subsídios teóricos, presentes no programa curricular do ensino de Filosofia, podem contribuir para o combate de práticas de bullying no ambiente escolar. A formação do aluno, através do currículo estadual de Filosofia, necessita ser uma instância de proposição de situações de reflexão e problematização dos desafios do cotidiano escolar. A metodologia utilizada compreendeu um estudo bibliográfico de obras e críticos sobre a problemática do currículo, bem como a fundamentação filosófica através do pensamento da Teoria Crítica, especialmente através da contribuição de Theodor Adorno. O método de abordagem na escola se deu através da proposição de um projeto de intervenção com alunos vítimas de bullying e com os demais alunos da escola, através de oficinas e experiências filosóficas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7319355741716456por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil