dc.contributor.author | Santos, Tamires Cristina dos | |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T12:10:08Z | |
dc.date.available | 2020-03-30T12:10:08Z | |
dc.date.issued | 2019-08-12 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Tamires Cristina dos. Etnografia de uma lei: o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12371. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12371 | |
dc.description.abstract | The Law and Directives for the Brazilian Educational System (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB), promulgated on December 20, 1996, which establishes national educational guidelines for the contents of the curricula of the public and private schools network in Brazil, was amended by Law 10.639/2003 and subsequently by Law 11.645/2008, establishing respectively the obligation to teach and learn about the History and Culture of Afro-Brazilian, African and Indigenous Peoples of Brazil in Basic Education. This ethnographic research sought to establish a dialogue with different agents who, directly or indirectly, were part of the process that established the law 11.645. From the fieldwork carried out at SECADI / MEC with its Technicians in Educational Affairs, documents collected in the MEC, and conversations with Indigenous leaderships, the aim was to learn about different discourses and practices that are mobilized around the law. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Lei n° 11.645/2008 | por |
dc.subject | Lei n° 10.639/2003 | por |
dc.subject | Ações afirmativas | por |
dc.subject | Ações valorativas | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Povos indígenas | por |
dc.subject | Law 11.645/2008 | eng |
dc.subject | Law 10.639/2003 | eng |
dc.subject | Affirmative actions | eng |
dc.subject | Values actions | eng |
dc.subject | Ethnic-racialrelations | eng |
dc.subject | Indigenous people | eng |
dc.title | Etnografia de uma lei: o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena | por |
dc.title.alternative | Ethnography of a law: teaching afro-brazilian and indigenous history and culture | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cohn, Clarice | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1714080901123094 | por |
dc.description.resumo | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes educacionais nacionais para os conteúdos dos currículos da rede de ensino das escolas públicas e privadas do território brasileiro, foi alterada pela Lei n° 10.639/2003, e posteriormente pela Lei n° 11.645/2008, estabelecendo respectivamente a obrigatoriedade do estudo e do ensino da História e da Cultura, Afro-Brasileira, Africana, e dos Povos Indígenas para a Educação Básica. Essa pesquisa etnográfica procurou estabelecer um diálogo entre os diferentes agentes que, de forma direita ou indireta, fizeram parte do processo que configurou a Lei n° 11.645/2008. A partir do trabalho de campo realizado na SECADI/MEC junto aos seus Técnicos em Assuntos Educacionais e Consultores, dos documentos coletados no Ministério da Educação, e das conversas com Lideranças Indígenas, procurou-se apreender os diferentes discursos que são mobilizados no entorno da lei. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9141182153364129 | por |