Show simple item record

dc.contributor.authorCassiavilani, Camila
dc.date.accessioned2020-04-07T11:16:56Z
dc.date.available2020-04-07T11:16:56Z
dc.date.issued2020-02-21
dc.identifier.citationCASSIAVILANI, Camila. Starteca: participação ativa da biblioteca universitária na constituição da universidade empreendedora. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12411.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12411
dc.description.abstractThe advances in Information and Communication Technologies (ICT) have caused changes in all segments of society and have required new forms of action from organizations. In the educational field, universities have also undergone profound changes over time. Since university libraries are units linked to higher-educational institutions, and whose mission must be aligned with the universities; mission, they had to follow these changes. In order to understand how the university libraries can actively contribute to the constitution of an entrepreneurial university, the general objective of this research was to propose the implementation of a space inside the library that encourages entrepreneurship and innovation in academia. The research method used was action-research and the object of study was the Biblioteca Comunitária da UFSCar. The results achieved included: 1) planning a space that encourages entrepreneurship, called Starteca; and 2) Starteca implementation, involving the definition of the organizational structure, services and partnerships. It was concluded that the university library is an active actor in the processes of training entrepreneurs and bringing together private sector and the university, and consequently in the construction of the entrepreneurial university.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade empreendedorapor
dc.subjectBiblioteca universitáriapor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEntrepreneurial universityeng
dc.subjectUniversity libraryeng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectInnovationeng
dc.titleStarteca: participação ativa da biblioteca universitária na constituição da universidade empreendedorapor
dc.title.alternativeStarteca: active participation of the university library in the constitution of the entrepreneurial universityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Amaral, Roniberto Morato do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600por
dc.description.resumoOs avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) provocaram transformações em todos os segmentos da sociedade e exigiram das organizações novas formas de atuação. No âmbito educacional, as universidades também passaram por profundas transformações ao longo do tempo. Sendo a biblioteca universitária uma unidade organizacional ligada à instituição de ensino superior, essa também foi obrigada a acompanhar essas mudanças, considerando que sua missão deve estar alinhada à missão da universidade. Visando compreender como a biblioteca universitária pode contribuir de forma ativa para a constituição da universidade empreendedora, o objetivo geral desta pesquisa foi propor a implantação de um espaço na biblioteca universitária que incentive o empreendedorismo e a inovação na academia, oferecendo suporte para empresas juniores, pré-startups, startups e interessados em empreender. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa ação e o objeto de estudo a Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos. Os resultados alcançados compreenderam: 1) planejamento de um espaço de fomento ao empreendedorismo, denominado Starteca; e 2) Implantação da Starteca, envolvendo a definição da estrutura organizacional, serviços e parcerias. Por fim, constata-se que a biblioteca universitária pode ser um ator ativo nos processos de formação de empreendedores e de aproximação do setor produtivo e universidade, e consequentemente na construção da universidade empreendedora.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3521162513295003por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil