dc.contributor.author | Santos, Hasani Eliotério dos | |
dc.date.accessioned | 2020-04-24T09:54:10Z | |
dc.date.available | 2020-04-24T09:54:10Z | |
dc.date.issued | 2020-02-20 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Hasani Eliotério dos. Faculdade Zumbi dos Palmares: uma proposta de Black College no Brasil do século XXI?. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12457. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12457 | |
dc.description.abstract | Zumbi dos Palmares College (FAZP) is an important private and communitary/non-profitable higher educational institution, and it was built objectively, but not exclusively, for black people’s inclusion in the Brazilian high education. This research analyse FAZP related to the tensions, conflicts, struggles and disputes which involve the process of institutionalization of this college. This dissertation is oriented by the following questions: What characteristics enable an analysis about FAZP under a transnational reading, which comprehend it as a Brazilian Historically Black College and University (HBCU)? How far is FAZP’s institutional model aligned with a professional and vocational higher education project like Booker T. Washington’s institutional and educational model? How was possible to institutionalize and to make possible the FAZP’s midiatic visibility at the racist Brazilian context? The methodology fully employed is based on bibliographic and documental research, analyse and description of articles’ images about FAZP, and also for the use of field research and the documentation of informal reports conceived by available attending actors at the FAZP’s meeting’s and events. The theoretical resource of this research is backed up by Cultural Studies and Post-Colonial authors, considering, specifically, the education as perennial field for the black diaspora’s creative and political agency. The research’s conclusons is that FAZP updates at the 21st century, by the multiculturalism and diversity’s political agenda at the corporative and entrepreneurial field, the initiative of black people’s higher education inclusion similar to Tuskegee Institute institutional model, designed by Booker T. Washington at the 20th century. This initiative has the main goal of provide vocational and professional formation for black youth, including the incentive of black entrepreneurship. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Faculdade Zumbi dos Palmares | por |
dc.subject | Diáspora | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Booker T. Washington | eng |
dc.subject | W.E.B Du Bois | eng |
dc.subject | Black College | eng |
dc.title | Faculdade Zumbi dos Palmares: uma proposta de Black College no Brasil do século XXI? | por |
dc.title.alternative | Zumbi dos Palmares College: a proposal of brazilian black college in the 21st century? | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silvério, Valter Roberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9421231847055027 | por |
dc.description.resumo | A Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP) é uma importante instituição de ensino superior privada, comunitária e sem fins lucrativos que foi criada objetivamente, mas não exclusivamente, para a inclusão do negro no ensino superior brasileiro. Este trabalho analisou a FAZP em relação com as tensões, conflitos, lutas e disputas que envolveram o processo de institucionalização da faculdade. O texto está orientado pelas seguintes perguntas: Quais características que viabilizam a análise da FAZP, sob uma leitura transnacional, que a compreenda como uma Universidade Historicamente Negra (HBCU) no Brasil? Em que medida o modelo institucional da FAZP está alinhado com um projeto de ensino superior de formação profissional e vocacional, tal como é o modelo institucional e educacional de Booker T. Washington? Como foi possível a institucionalização e a visibilidade midiática da FAZP em um contexto racista brasileiro? A metodologia empregada está respaldada em pesquisas bibliográficas e documentais, análise e descrição de imagens de matérias sobre a FAZP e também pelo uso de pesquisa de campo e documentação de relatos informais concedidos por informantes anônimos. O recurso teórico desta pesquisa está amparado na contribuição dos Estudos Culturais e de autores(ras) pós-coloniais, tendo em vista, especificamente, a educação como campo perene de agência política e criativa da diáspora negra. A conclusão deste trabalho é que a FAZP atualiza no século XXI, por meio de agenda política multicultural da diversidade no âmbito executivo e empresarial, a proposta de inclusão do negro no ensino superior semelhantemente ao modelo institucional do Tuskegee Institute desenhado por Booker T. Washington no século XX. Proposta esta que tem em vista a formação vocacional e profissional de jovens negros, incluindo o incentivo do empreendedorismo negro. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6422457630951026 | por |