Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Hasani Eliotério dos
dc.date.accessioned2020-04-24T09:54:10Z
dc.date.available2020-04-24T09:54:10Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.citationSANTOS, Hasani Eliotério dos. Faculdade Zumbi dos Palmares: uma proposta de Black College no Brasil do século XXI?. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12457.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12457
dc.description.abstractZumbi dos Palmares College (FAZP) is an important private and communitary/non-profitable higher educational institution, and it was built objectively, but not exclusively, for black people’s inclusion in the Brazilian high education. This research analyse FAZP related to the tensions, conflicts, struggles and disputes which involve the process of institutionalization of this college. This dissertation is oriented by the following questions: What characteristics enable an analysis about FAZP under a transnational reading, which comprehend it as a Brazilian Historically Black College and University (HBCU)? How far is FAZP’s institutional model aligned with a professional and vocational higher education project like Booker T. Washington’s institutional and educational model? How was possible to institutionalize and to make possible the FAZP’s midiatic visibility at the racist Brazilian context? The methodology fully employed is based on bibliographic and documental research, analyse and description of articles’ images about FAZP, and also for the use of field research and the documentation of informal reports conceived by available attending actors at the FAZP’s meeting’s and events. The theoretical resource of this research is backed up by Cultural Studies and Post-Colonial authors, considering, specifically, the education as perennial field for the black diaspora’s creative and political agency. The research’s conclusons is that FAZP updates at the 21st century, by the multiculturalism and diversity’s political agenda at the corporative and entrepreneurial field, the initiative of black people’s higher education inclusion similar to Tuskegee Institute institutional model, designed by Booker T. Washington at the 20th century. This initiative has the main goal of provide vocational and professional formation for black youth, including the incentive of black entrepreneurship.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFaculdade Zumbi dos Palmarespor
dc.subjectDiásporapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectBooker T. Washingtoneng
dc.subjectW.E.B Du Boiseng
dc.subjectBlack Collegeeng
dc.titleFaculdade Zumbi dos Palmares: uma proposta de Black College no Brasil do século XXI?por
dc.title.alternativeZumbi dos Palmares College: a proposal of brazilian black college in the 21st century?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421231847055027por
dc.description.resumoA Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP) é uma importante instituição de ensino superior privada, comunitária e sem fins lucrativos que foi criada objetivamente, mas não exclusivamente, para a inclusão do negro no ensino superior brasileiro. Este trabalho analisou a FAZP em relação com as tensões, conflitos, lutas e disputas que envolveram o processo de institucionalização da faculdade. O texto está orientado pelas seguintes perguntas: Quais características que viabilizam a análise da FAZP, sob uma leitura transnacional, que a compreenda como uma Universidade Historicamente Negra (HBCU) no Brasil? Em que medida o modelo institucional da FAZP está alinhado com um projeto de ensino superior de formação profissional e vocacional, tal como é o modelo institucional e educacional de Booker T. Washington? Como foi possível a institucionalização e a visibilidade midiática da FAZP em um contexto racista brasileiro? A metodologia empregada está respaldada em pesquisas bibliográficas e documentais, análise e descrição de imagens de matérias sobre a FAZP e também pelo uso de pesquisa de campo e documentação de relatos informais concedidos por informantes anônimos. O recurso teórico desta pesquisa está amparado na contribuição dos Estudos Culturais e de autores(ras) pós-coloniais, tendo em vista, especificamente, a educação como campo perene de agência política e criativa da diáspora negra. A conclusão deste trabalho é que a FAZP atualiza no século XXI, por meio de agenda política multicultural da diversidade no âmbito executivo e empresarial, a proposta de inclusão do negro no ensino superior semelhantemente ao modelo institucional do Tuskegee Institute desenhado por Booker T. Washington no século XX. Proposta esta que tem em vista a formação vocacional e profissional de jovens negros, incluindo o incentivo do empreendedorismo negro.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6422457630951026por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil