Show simple item record

dc.contributor.authorGinez, Patricia Costa
dc.date.accessioned2020-04-28T12:02:31Z
dc.date.available2020-04-28T12:02:31Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationGINEZ, Patricia Costa. Fenômeno de congruência e não congruência sobre a função exponencial em materiais didáticos.. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12645.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12645
dc.description.abstractThe students' lack of understanding concerning certain contents in Mathematics leads us to rethink teaching methodologies so as to enable strategies that favor learning, looking at the teaching materials that are used in this process. Thus, the objective of this study was to analyze how the mobilization and coordination of different records of semiotic representation of the exponential function in the supporting material of the São Paulo State Curriculum, the Teacher's Notebook and the textbook by Iezzi et al. (2016). Results of other researches pointed out difficulties on the part of the students in understanding the concept of function, in particular, the exponential function, as well as the way it is presented in the Teacher's Notebook. For this, our research was based on Raymond Duval's Theory on Semiotics Representations Registers, which discusses the importance of different semiotic representations in mathematical learning. The information that comprised the research was displayed in tables highlighting the records of departure representation and records of arrival representation for the analysis of transformations according to Raymond Duval's theory. The research answered the question: “How is the concept of exponential function presented in these didactic materials from the perspective of the Theory on Semiotics Representations Registers in terms of congruence and non-congruence phenomena?” The development of this bibliographic qualitative research pointed to the mobilization, manipulation and coordination of semiotic representations of the exponential function found in didactic materials, in which they enable the understanding of mathematical objects, through different representations, providing the teacher with differentiated learning situations.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunção exponencialpor
dc.subjectRegistro de representação semióticapor
dc.subjectFenômeno de congruência e não congruênciapor
dc.subjectCaderno do professorpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectExponential functionpor
dc.subjectRegistration of semiotic representationpor
dc.subjectPhenomenon of congruence and non-congruencepor
dc.subjectTeacher's notebookpor
dc.titleFenômeno de congruência e não congruência sobre a função exponencial em materiais didáticos.por
dc.title.alternativePhenomenon of congruence and non-congruence about an exponential function in teaching materials.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pires, Rogério Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157por
dc.description.resumoA incompreensão dos alunos em determinados conteúdos em Matemática nos leva a repensar metodologias de ensino de modo que possibilite estratégias que favoreçam a aprendizagem, olhando para os materiais didáticos que são utilizados nesse processo. Com isso, o objetivo do estudo foi analisar como são propostas a mobilização e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica da função exponencial no material de apoio do Currículo do Estado de São Paulo, o Caderno do Professor e o livro didático de Iezzi et al. (2016). Resultados de outras pesquisas, apontaram dificuldades por parte dos alunos na compreensão do conceito de função, em especial, a função exponencial, como também, sobre a forma apresentada no Caderno do Professor. Para tanto, nossa pesquisa fundamentou-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, que discute a importância das diferentes representações semióticas na aprendizagem Matemática. As informações que compuseram a pesquisa foram dispostas em quadros destacando os registros de representação de partida e os registros de representação de chegada para a análise das transformações de acordo coma teoria de Raymond Duval. A pesquisa respondeu à questão: “Como o conceito de função exponencial é apresentado nesses materiais didáticos sob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica no que tange aos fenômenos de congruência e não congruência?” O desenvolvimento dessa pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica apontou a mobilização, manipulação e coordenação de representações semióticas da função exponencial encontradas nos materiais didáticos, em que possibilitam a compreensão dos objetos matemáticos, por meio de diferentes representações, oportunizando ao professor situações de aprendizagem diferenciada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4469217740828888por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil