dc.contributor.author | Ginez, Patricia Costa | |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T12:02:31Z | |
dc.date.available | 2020-04-28T12:02:31Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.citation | GINEZ, Patricia Costa. Fenômeno de congruência e não congruência sobre a função exponencial em materiais didáticos.. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12645. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12645 | |
dc.description.abstract | The students' lack of understanding concerning certain contents in Mathematics
leads us to rethink teaching methodologies so as to enable strategies that favor
learning, looking at the teaching materials that are used in this process. Thus, the
objective of this study was to analyze how the mobilization and coordination of
different records of semiotic representation of the exponential function in the
supporting material of the São Paulo State Curriculum, the Teacher's Notebook
and the textbook by Iezzi et al. (2016). Results of other researches pointed out
difficulties on the part of the students in understanding the concept of function, in
particular, the exponential function, as well as the way it is presented in the
Teacher's Notebook. For this, our research was based on Raymond Duval's
Theory on Semiotics Representations Registers, which discusses the importance
of different semiotic representations in mathematical learning. The information
that comprised the research was displayed in tables highlighting the records of
departure representation and records of arrival representation for the analysis of
transformations according to Raymond Duval's theory. The research answered
the question: “How is the concept of exponential function presented in these
didactic materials from the perspective of the Theory on Semiotics
Representations Registers in terms of congruence and non-congruence
phenomena?” The development of this bibliographic qualitative research pointed
to the mobilization, manipulation and coordination of semiotic representations of
the exponential function found in didactic materials, in which they enable the
understanding of mathematical objects, through different representations,
providing the teacher with differentiated learning situations. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Função exponencial | por |
dc.subject | Registro de representação semiótica | por |
dc.subject | Fenômeno de congruência e não congruência | por |
dc.subject | Caderno do professor | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Exponential function | por |
dc.subject | Registration of semiotic representation | por |
dc.subject | Phenomenon of congruence and non-congruence | por |
dc.subject | Teacher's notebook | por |
dc.title | Fenômeno de congruência e não congruência sobre a função exponencial em materiais didáticos. | por |
dc.title.alternative | Phenomenon of congruence and non-congruence about an exponential function in teaching materials. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Rogério Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | por |
dc.description.resumo | A incompreensão dos alunos em determinados conteúdos em Matemática nos
leva a repensar metodologias de ensino de modo que possibilite estratégias que
favoreçam a aprendizagem, olhando para os materiais didáticos que são
utilizados nesse processo. Com isso, o objetivo do estudo foi analisar como são
propostas a mobilização e a coordenação de diferentes registros de
representação semiótica da função exponencial no material de apoio do
Currículo do Estado de São Paulo, o Caderno do Professor e o livro didático de
Iezzi et al. (2016). Resultados de outras pesquisas, apontaram dificuldades por
parte dos alunos na compreensão do conceito de função, em especial, a função
exponencial, como também, sobre a forma apresentada no Caderno do
Professor. Para tanto, nossa pesquisa fundamentou-se na Teoria dos Registros
de Representação Semiótica de Raymond Duval, que discute a importância das
diferentes representações semióticas na aprendizagem Matemática. As
informações que compuseram a pesquisa foram dispostas em quadros
destacando os registros de representação de partida e os registros de
representação de chegada para a análise das transformações de acordo coma
teoria de Raymond Duval. A pesquisa respondeu à questão: “Como o conceito
de função exponencial é apresentado nesses materiais didáticos sob a ótica da
Teoria dos Registros de Representação Semiótica no que tange aos fenômenos
de congruência e não congruência?” O desenvolvimento dessa pesquisa
qualitativa do tipo bibliográfica apontou a mobilização, manipulação e
coordenação de representações semióticas da função exponencial encontradas
nos materiais didáticos, em que possibilitam a compreensão dos objetos
matemáticos, por meio de diferentes representações, oportunizando ao
professor situações de aprendizagem diferenciada. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4469217740828888 | por |