Show simple item record

dc.contributor.authorTurini, Mateus Henrique
dc.date.accessioned2020-04-29T13:15:25Z
dc.date.available2020-04-29T13:15:25Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationTURINI, Mateus Henrique. Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669
dc.description.abstractThis dissertation presents a qualitative analysis about the theoretical-methodological foundations of the teaching of Philosophy in the Basic Education and from Historical-Critical Pedagogy (PHC). To this end, performs a scientific research, with theoretical foundation in the materialism historical-dialectic, in a state school localized in an inland municipality of the state of São Paulo. Starting from the state of the art over the teaching of philosophy, of a brief historic as a curricular component in brazilian school education, of the dialectical analysis in of normative documents discourse and the theoretical-methodological review about the PHC, it was possible to elaborate a proposal of historical-critical teaching Philosophy for High School. This contribution is expressed through a didactic method and an educational game, called Philosophical Deck. After repeated applications, it is possible to affirm that the game was able to fulfill with expected role for this research: the in of to be a pedagogical activity that enables the live of the cathartic moment inside in the school times and spaces.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBaralho filosóficopor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectPhilosophical deckeng
dc.subjectPhilosophy teachingeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.titleDos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofiapor
dc.title.alternativeFrom the foundations to the practice of a historical-philosophical teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Neto, Luiz Bezerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809080593333472por
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Filosofia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola estadual localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Filosofia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórico-metodológica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Filosofia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado Baralho Filosófico. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5704371- 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0385765766661749por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil