dc.contributor.author | Turini, Mateus Henrique | |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T13:15:25Z | |
dc.date.available | 2020-04-29T13:15:25Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.citation | TURINI, Mateus Henrique. Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12669 | |
dc.description.abstract | This dissertation presents a qualitative analysis about the theoretical-methodological foundations of the teaching of Philosophy in the Basic Education and from Historical-Critical Pedagogy (PHC). To this end, performs a scientific research, with theoretical foundation in the materialism historical-dialectic, in a state school localized in an inland municipality of the state of São Paulo. Starting from the state of the art over the teaching of philosophy, of a brief historic as a curricular component in brazilian school education, of the dialectical analysis in of normative documents discourse and the theoretical-methodological review about the PHC, it was possible to elaborate a proposal of historical-critical teaching Philosophy for High School. This contribution is expressed through a didactic method and an educational game, called Philosophical Deck. After repeated applications, it is possible to affirm that the game was able to fulfill with expected role for this research: the in of to be a pedagogical activity that enables the live of the cathartic moment inside in the school times and spaces. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Baralho filosófico | por |
dc.subject | Ensino de filosofia | por |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | por |
dc.subject | Philosophical deck | eng |
dc.subject | Philosophy teaching | eng |
dc.subject | Historical-critical pedagogy | eng |
dc.title | Dos fundamentos à prática de um ensino histórico-crítico de filosofia | por |
dc.title.alternative | From the foundations to the practice of a historical-philosophical teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Neto, Luiz Bezerra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4809080593333472 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Filosofia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola estadual localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Filosofia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórico-metodológica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Filosofia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado Baralho Filosófico. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 5704371- 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0385765766661749 | por |