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dc.contributor.authorBomfim, Monalisa Medrado
dc.date.accessioned2020-05-11T12:29:41Z
dc.date.available2020-05-11T12:29:41Z
dc.date.issued2020-03-10
dc.identifier.citationBOMFIM, Monalisa Medrado. Núcleo aléfico: um estudo de A máquina do mundo repensada de Haroldo de Campos. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12698.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12698
dc.description.abstractThis work proposes a critical analysis of the poem A máquina do mundo repensada, by Haroldo de Campos, published in 2000, composed in terza rima and structured in three cantos. The aim is to develop a reflection about the mystical and biblical elements present in Canto III, supported by literature theory, poetry criticism and the poet’s literary criticism, besides references about Kabbalah selected from the material available in the collection at Casa das Rosas: Centro de Referência Haroldo de Campos. The analysis starts from the hypothesis that the Aleph, letter and symbol from the jewish culture, is an image that moves rhizomatically in the poem, that is, it appears randomly along the poem. We intend to demonstrate with our reading that the alephic image dissimulates itself in other words, but it keeps exercising the symbolism inherent to the Aleph’s image. In this way, the objective of this work’s Chapter I is to recover the alephic images present in Canto III of the poem A máquina do mundo repensada (2004a). Chapter II aims to narrow the association between Haroldo de Campos and Kabbalah texts, circumscribing the work’s kabbalistic Universe. In order to do it, we focus on the analysis of the haroldian library books. The alephic nuclei located in Chapter I and the kabbalistic themes discussed in Chapter II guide the reading performed in Chapter III, in which Canto III of the poem A máquina do mundo repensada (2004a) is extensively analysed through Kabbalah bias. This analysis takes into consideration the theoretical apparatus of texts about Kabbalah and by Walter Benjamin (Infância berlinense: 1900 (2017) and Sobre o conceito de história (1987). Benjamin’s texts allow us to think about the relation between the poetic persona and the tradition, focusing on the Kabbalah tradition mobilized in the studied Canto.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectAlephpor
dc.subjectCabalapor
dc.subjectWalter Benjaminpor
dc.subjectRememoraçãopor
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectKabbalaheng
dc.subjectRememorationeng
dc.titleNúcleo aléfico: um estudo de A máquina do mundo repensada de Haroldo de Campospor
dc.title.alternativeAleph nucleus: a study of Haroldo de Campos's poem A máquina do mundo repensadaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Junkes, Diana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1857520068239671por
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma análise crítica do poema A máquina do mundo repensada, de Haroldo de Campos, publicado em 2000, composto em terza rima e estruturado em três cantos. O objetivo é desenvolver uma reflexão acerca dos elementos místicos e bíblicos presentes no Canto III, com o aparato da teoria da literatura, da crítica de poesia e fortuna crítica do poeta, além de referenciais sobre a Cabala selecionados a partir do material disponível no acervo da Casa das Rosas: Centro de Referência Haroldo de Campos. A análise parte da hipótese de que o Aleph, letra e símbolo na cultura judaica, é uma imagem que se move rizomaticamente no poema, ou seja, aparece randomicamente do decorrer do poema. Pretendemos demonstrar com nossa leitura que a imagem aléfica dissimula-se em outras palavras, porém continua exercendo o simbolismo inerente à imagem do Aleph. Nesse sentido, o objetivo do Capítulo I desse trabalho é recuperar as imagens aléficas presentes no Canto III do poema A máquina do mundo repensada (2004a). O Capítulo II, busca estreitar a associação entre Haroldo de Campos e os textos da Cabala, circunscrevendo o Universo cabalístico do trabalho. Para isso, focamos na análise dos livros da biblioteca haroldiana. Os núcleos aléficos localizados no Capítulo I e os temas cabalísticos discutidos no Capítulo II norteiam a leitura realizada no Capítulo III, no qual o Canto III do poema A máquina do mundo repensada (2004a) é analisado de maneira extensa por meio do viés da Cabala. Essa análise leva em consideração aparato o teórico de textos sobre a Cabala e de Walter Benjamin (Infância berlinense: 1900 (2017) e Sobre o conceito de história (1987)). Os textos de Benjamin nos possibilitaram pensar a relação entre o eu-poético e a tradição, com foco na tradição da Cabala mobilizada no Canto em questão.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES-DS 88882.426938/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7171053176602826por


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