dc.contributor.author | Dutra, Carolina Corrêa | |
dc.date.accessioned | 2020-05-16T00:06:23Z | |
dc.date.available | 2020-05-16T00:06:23Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.identifier.citation | DUTRA, Carolina Corrêa. Museu da Energia de Itu-SP: um estudo sobre a incorporação de recursos tecnológicos que estimulem a preservação patrimonial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12727. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12727 | |
dc.description.abstract | The present study seeks to evaluate how technological advances can be useful to patrimonial education in museums, without confront their patrimonial identity The increasing globalization and technological advances are changing the media, making the information more accessible and acting as an agent of social inclusion. Patrimonial Education aims to inform the individual about patrimony preservation and his legacy. One of the main factors of damage to historical and cultural patrimony is its disqualification as a source of reference for local identity, created by an absence of information about their importance and increased by a crescent invasion of foreign cultures, which can lead to lose their local identity. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Museu da Energia - Itu/SP | por |
dc.subject | Educação Patrimonial e Identidade | por |
dc.subject | Patrimonial Education e Identity | eng |
dc.subject | Energy museum - Itu-SP | eng |
dc.title | Museu da Energia de Itu-SP: um estudo sobre a incorporação de recursos tecnológicos que estimulem a preservação patrimonial | por |
dc.title.alternative | Museum of Energy of Itu-SP: a study on the incorporation of technological resources that stimulate the heritage preservation | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lana, Rita de Cássia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1816504631940006 | por |
dc.description.resumo | Busca-se avaliar como os avanços tecnológicos podem contribuir para os ensinamentos sobre educação patrimonial em museus, sem que haja um confronto com a identidade do patrimônio A crescente globalização e os avanços tecnológicos vêm modificando os meios de comunicação, deixando as informações mais acessíveis, e atuando de certa forma como um agente de inclusão social. A educação patrimonial tem por objetivo sensibilizar o individuo sobre a preservação do patrimônio e de sua memória através de ações preservacionistas, já que um dos seus principais fatores de dano ao patrimônio histórico e cultural é sua desqualificação como fonte de referência para a identidade local, na maioria das vezes derivada do desconhecimento de sua importância e conciliada pela invasão de culturas estranhas, o que pode acarretar a perda de sua identidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5412846884406417 | por |
dc.publisher.course | Turismo - Tur-So | por |