dc.contributor.author | Rissi, Natália Calderan | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T23:13:03Z | |
dc.date.available | 2020-05-27T23:13:03Z | |
dc.date.issued | 2020-03-17 | |
dc.identifier.citation | RISSI, Natália Calderan. O amor no sertão rosiano: uma leitura de Desenredo e Dão-Lalalão. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12832. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12832 | |
dc.description.abstract | This work proposes to analyze the novella Dão-Lalalão, present in the book Noites do Sertão, which is part of the work Corpo de Baile, and the short story Desenredo, present in the book Tutameia, by João Guimarães Rosa. Our proposal is to understand how love is presented in these narratives, taking into account the historical and social context of the backlands. Starting from these two elements, love and the backlands, which we consider fundamental to understand the writer, this study proposes a new reading of these narratives, which discusses the love inserted in the social and political environment of the backlands, in which both concepts can’t be understood separately. Thus, the questions that motivate this research are: how is love shown in these narratives, where, less or more explicitly, there is the determination of social order, predominated by the jagunço system? Why do the protagonists, Jó Joaquim and Soropita, find different solutions to deal with their love relationships, taking into account that both of them love women who do not correspond - or did not correspond - the model of women expected in the backlands?In other words, we seek to understand how love occurs in this particular historical environment and what are the implications for Soropita, the protagonist of Dão-Lalalão, who succumbs to the discontentment, and for Jó Joaquim, the protagonist of Desenredo, who can forgive the woman he loves and find happiness through love. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Guimarães Rosa | por |
dc.subject | Dão-Lalalão | por |
dc.subject | Desenredo | por |
dc.subject | Sertão | por |
dc.subject | Amor | por |
dc.subject | Sistema jagunço | por |
dc.title | O amor no sertão rosiano: uma leitura de Desenredo e Dão-Lalalão | por |
dc.title.alternative | Love in the backlands of Guimarães Rosa: a study of Desenredo and Dão-Lalalão | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Martha, Diana Junkes Bueno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1857520068239671 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe analisar a novela Dão-Lalalão, presente no livro Noites do Sertão, o qual faz parte da obra Corpo de Baile, e o conto Desenredo, presente no livro Tutameia, de João Guimarães Rosa. Nossa proposta é verificar como o tema amoroso se configura nessas narrativas, levando em consideração o contexto histórico e social do sertão. Partindo desses dois elementos, o amor e o sertão, que consideramos fundamentais para compreender a obra do escritor mineiro, este estudo apresenta uma nova chave de leitura, a qual discute o amor inserido no ambiente social e político do sertão, em que o primeiro não pode ser pensado sem o segundo. Nesse sentido, as perguntas que motivam esta pesquisa são: como o amor se manifesta nestas narrativas rosianas, onde, de maneira menos explícita ou mais explícita, há a determinação de ordem social, predominada pelo sistema jagunço? Porque os protagonistas, Jó Joaquim e Soropita, encontram soluções diferentes para lidar com suas relações amorosas, levando em conta que ambos amam mulheres que não correspondem - ou não correspondiam - ao modelo de mulher esperado no sertão? Em outras palavras, buscamos compreender como o amor ocorre neste ambiente histórico específico e quais as implicações para Soropita, protagonista de Dão-Lalalão, que sucumbe ao mal-estar, e para Jó Joaquim, protagonista de Desenredo, que consegue perdoar a mulher que ama e encontrar a felicidade pelo amor. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8388692642411187 | por |