dc.contributor.author | Silva, Marcelo Batista da | |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T17:21:54Z | |
dc.date.available | 2020-05-28T17:21:54Z | |
dc.date.issued | 2020-02-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcelo Batista da. Um estudo sobre operações aritméticas com números fuzzy. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12849. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12849 | |
dc.description.abstract | This dissertation is based on a research work carried out in the classroom with high school students of a public school, and aims to show that the introduction of initial elements of Fuzzy Logic in the first grades of high school is possible and can contribute to the development of mathematical thinking of such students. It would be a way to assist in the understanding, analysis and treatment of difficult-to-deal problems, subjective issues with varying degrees of uncertainty. This new tool, currently compartmentalized, only in the stages of Higher Education - or later - can prove to be a field of interest for many students who are unaware of this theory, and its reach in current technology. To this end, it began with the study of the basic concepts of Fuzzy Set Theory with emphasis on fuzzy number and fuzzy arithmetic, generating the proposition of a didactic sequence acceptable to students at the beginning of high school, through tests specially elaborated with the theme 'intervals' and 'interval operations' – object of this study – and classes taught by the researcher. Subsequently, the results obtained were tabulated and analyzed showing that, although the students presented some difficulty in relation to the research in the work with intervals, the content is easily incorporated those already studied by them in their school career, and that the benefits can be significant in the long term, bringing to their reality the possibility and instrumentation necessary for the elaboration of mathematical models for situations of our daily lives. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Modelo matemático | por |
dc.subject | Números fuzzy | por |
dc.subject | Intervalos | por |
dc.subject | Operações intervalares | por |
dc.subject | Mathematical model | eng |
dc.subject | Fuzzy numbers | eng |
dc.subject | Intervals | eng |
dc.subject | Interval operations | eng |
dc.title | Um estudo sobre operações aritméticas com números fuzzy | por |
dc.title.alternative | A study of arithmetic operations with fuzzy numbers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Magda da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0413910306376054 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação baseia-se em um trabalho de pesquisa realizado em sala de aula com alunos do Ensino Médio de uma escola pública, e tem como objetivo mostrar que a introdução de elementos iniciais da Lógica Fuzzy nas primeiras séries do Ensino Médio é possível e pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático de tais alunos. Seria uma forma de auxiliar na compreensão, análise e tratamento de problemas de difícil trato, questões subjetivas com graus de incertezas variados. Essa nova ferramenta, atualmente compartimentalizada, apenas nas etapas do Ensino Superior - ou posterior - pode se mostrar um campo de interesse para muitos alunos que desconhecem tal teoria, e seu alcance na tecnologia atual. Para tal, iniciou-se com o estudo dos conceitos básicos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy com ênfase em número fuzzy e aritmética fuzzy , gerando a proposição de uma sequência didática aceitável para alunos em início do Ensino Médio, através de testes especialmente elaborados com o tema ‘intervalos’ e ‘operações intervalares’ – objeto desse estudo - e aulas ministradas pelo pesquisador. Posteriormente os resultados obtidos foram tabulados e analisados mostrando que, apesar de os alunos apresentarem certa dificuldade em relação à pesquisa no trabalho com intervalos, o conteúdo é facilmente incorporado aqueles já estudados por eles no seu percurso escolar, e que os benefícios podem ser significativos em longo prazo, trazendo para sua realidade a possibilidade e instrumentação necessária para a elaboração de modelos matemáticos para situações do nosso cotidiano. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3392094119402519 | por |