Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Marcelo Batista da
dc.date.accessioned2020-05-28T17:21:54Z
dc.date.available2020-05-28T17:21:54Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Batista da. Um estudo sobre operações aritméticas com números fuzzy. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12849.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12849
dc.description.abstractThis dissertation is based on a research work carried out in the classroom with high school students of a public school, and aims to show that the introduction of initial elements of Fuzzy Logic in the first grades of high school is possible and can contribute to the development of mathematical thinking of such students. It would be a way to assist in the understanding, analysis and treatment of difficult-to-deal problems, subjective issues with varying degrees of uncertainty. This new tool, currently compartmentalized, only in the stages of Higher Education - or later - can prove to be a field of interest for many students who are unaware of this theory, and its reach in current technology. To this end, it began with the study of the basic concepts of Fuzzy Set Theory with emphasis on fuzzy number and fuzzy arithmetic, generating the proposition of a didactic sequence acceptable to students at the beginning of high school, through tests specially elaborated with the theme 'intervals' and 'interval operations' – object of this study – and classes taught by the researcher. Subsequently, the results obtained were tabulated and analyzed showing that, although the students presented some difficulty in relation to the research in the work with intervals, the content is easily incorporated those already studied by them in their school career, and that the benefits can be significant in the long term, bringing to their reality the possibility and instrumentation necessary for the elaboration of mathematical models for situations of our daily lives.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelo matemáticopor
dc.subjectNúmeros fuzzypor
dc.subjectIntervalospor
dc.subjectOperações intervalarespor
dc.subjectMathematical modeleng
dc.subjectFuzzy numberseng
dc.subjectIntervalseng
dc.subjectInterval operationseng
dc.titleUm estudo sobre operações aritméticas com números fuzzypor
dc.title.alternativeA study of arithmetic operations with fuzzy numberseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Peixoto, Magda da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413910306376054por
dc.description.resumoA presente dissertação baseia-se em um trabalho de pesquisa realizado em sala de aula com alunos do Ensino Médio de uma escola pública, e tem como objetivo mostrar que a introdução de elementos iniciais da Lógica Fuzzy nas primeiras séries do Ensino Médio é possível e pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático de tais alunos. Seria uma forma de auxiliar na compreensão, análise e tratamento de problemas de difícil trato, questões subjetivas com graus de incertezas variados. Essa nova ferramenta, atualmente compartimentalizada, apenas nas etapas do Ensino Superior - ou posterior - pode se mostrar um campo de interesse para muitos alunos que desconhecem tal teoria, e seu alcance na tecnologia atual. Para tal, iniciou-se com o estudo dos conceitos básicos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy com ênfase em número fuzzy e aritmética fuzzy , gerando a proposição de uma sequência didática aceitável para alunos em início do Ensino Médio, através de testes especialmente elaborados com o tema ‘intervalos’ e ‘operações intervalares’ – objeto desse estudo - e aulas ministradas pelo pesquisador. Posteriormente os resultados obtidos foram tabulados e analisados mostrando que, apesar de os alunos apresentarem certa dificuldade em relação à pesquisa no trabalho com intervalos, o conteúdo é facilmente incorporado aqueles já estudados por eles no seu percurso escolar, e que os benefícios podem ser significativos em longo prazo, trazendo para sua realidade a possibilidade e instrumentação necessária para a elaboração de modelos matemáticos para situações do nosso cotidiano.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3392094119402519por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil