Mostrar el registro sencillo del ítem
Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática
dc.contributor.author | Santos, Patrícia Mendonça Talmelli dos | |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T16:54:44Z | |
dc.date.available | 2020-06-12T16:54:44Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Patrícia Mendonça Talmelli dos. Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901 | |
dc.description.abstract | In this study, the author shows application of innovative activities and methodologies in the teaching of ratios in the 6th year of elementary school, the school where the research teacher works. The choice of the theme came from the researcher's observation of the difficulties presented by elementary school students in understanding techniques and valuing the use of mathematical tools such as proportion and percentage in everyday life. The purpose of the activities was to support the teaching of ratios and proportions using methodologies that provide cognitive and socioemotional structures so that learning takes place in an organic and meaningful way, thus students get opportunities of experiences during the didactic sequence so that they can maintain learning for all their life. The activities followed the course of Didactic Engineering as a research methodology. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias inovadoras | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Razão e proporção | por |
dc.subject | Engenharia didática | por |
dc.subject | Hábitos da mente | por |
dc.subject | Cultura do pensamento | por |
dc.subject | PBL | por |
dc.subject | Projetos | por |
dc.subject | Innovative methodologies | eng |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.subject | Ratio and proportion | eng |
dc.subject | Didactic Engineering | eng |
dc.subject | Habits of mind | eng |
dc.subject | Culture of thinking | eng |
dc.subject | PBL | eng |
dc.subject | Projects | eng |
dc.title | Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática | por |
dc.title.alternative | Qualitative analysis of innovative strategies in teaching mathematics | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | Nesse estudo a autora mostra uma experiência de aplicação de atividades e metodologias inovadoras no ensino de razões no 6º ano do Ensino Fundamental, escola onde a professora pesquisadora trabalha. A escolha do tema veio da constatação por parte da pesquisadora das dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental em entender técnicas e valorizar o uso de ferramentas matemáticas como proporção e porcentagem no dia a dia. O objetivo das atividades era fundamentar o ensino de razões e proporções utilizando metodologias que fornecem estruturas cognitivas e socioemocionais para que o ensino se desse de maneira orgânica e significativa, dessa forma os estudantes recebem oportunidades de experiências durante a sequência didática para que consigam manter o aprendizado por toda sua vida. As atividades acompanharam o percurso da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3907452681185746 | por |