Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSantos, Patrícia Mendonça Talmelli dos
dc.date.accessioned2020-06-12T16:54:44Z
dc.date.available2020-06-12T16:54:44Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationSANTOS, Patrícia Mendonça Talmelli dos. Análise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12901
dc.description.abstractIn this study, the author shows application of innovative activities and methodologies in the teaching of ratios in the 6th year of elementary school, the school where the research teacher works. The choice of the theme came from the researcher's observation of the difficulties presented by elementary school students in understanding techniques and valuing the use of mathematical tools such as proportion and percentage in everyday life. The purpose of the activities was to support the teaching of ratios and proportions using methodologies that provide cognitive and socioemotional structures so that learning takes place in an organic and meaningful way, thus students get opportunities of experiences during the didactic sequence so that they can maintain learning for all their life. The activities followed the course of Didactic Engineering as a research methodology.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias inovadoraspor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectRazão e proporçãopor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectHábitos da mentepor
dc.subjectCultura do pensamentopor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectInnovative methodologieseng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectRatio and proportioneng
dc.subjectDidactic Engineeringeng
dc.subjectHabits of mindeng
dc.subjectCulture of thinkingeng
dc.subjectPBLeng
dc.subjectProjectseng
dc.titleAnálise qualitativa de estratégias inovadoras no ensino de matemáticapor
dc.title.alternativeQualitative analysis of innovative strategies in teaching mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685por
dc.description.resumoNesse estudo a autora mostra uma experiência de aplicação de atividades e metodologias inovadoras no ensino de razões no 6º ano do Ensino Fundamental, escola onde a professora pesquisadora trabalha. A escolha do tema veio da constatação por parte da pesquisadora das dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental em entender técnicas e valorizar o uso de ferramentas matemáticas como proporção e porcentagem no dia a dia. O objetivo das atividades era fundamentar o ensino de razões e proporções utilizando metodologias que fornecem estruturas cognitivas e socioemocionais para que o ensino se desse de maneira orgânica e significativa, dessa forma os estudantes recebem oportunidades de experiências durante a sequência didática para que consigam manter o aprendizado por toda sua vida. As atividades acompanharam o percurso da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3907452681185746por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil