Show simple item record

dc.contributor.authorArruda, Caroline Dias de
dc.date.accessioned2020-06-18T16:05:19Z
dc.date.available2020-06-18T16:05:19Z
dc.date.issued2020-04-25
dc.identifier.citationARRUDA, Caroline Dias de. Avaliação na Educação Física: análise sobre uma planilha de observação na educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12922.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12922
dc.description.abstractWhen gathering the materials for study in this work, it was noticed that most of the research that refers to assessment is focused on elementary level or higher, being practically nonexistent in kindergarten education. Moreover, when we look to the assessment in Physical Education, the literature is even tiniest. Thus, although assessment is important in the learning process, little is known about this issue; therefore, it is necessary to expand the knowledge about Physical Education assessment, especially in kindergarten education. In this sense, this study aims to investigate, in the perception of Physical Education teachers from kindergarten education, the content and applicability of the observation worksheet used in a Municipal Educational Network. Twenty-one teachers participated in this exploratory study and provided a written informed consent form approved by the Institutional Review Board. Participants answered a semi-structured questionnaire, using the Google Forms platform, consisting of open and closed questions about the content and applicability of the assessment instrument used by teachers. Data analysis took place in three stages, namely: description of the data; cluster analysis and; categories of analyses. The information obtained in steps one and two supported the discussions in the categories of analyses. Based on the “Content” axis, the category of analysis “Relevance of criteria” emerged. In this category, the teachers' conception of the items on the worksheet is approached. In general, it was noted that teachers have greater dissatisfaction with motor aspects, due to the lack of criteria to assess motor skills. In addition, other suggestions were indicated to facilitate the observation of the teacher. From the “Applicability” axis, two categories emerged: the category “Relevance of the worksheet in the evaluation”, which revealed 3 different profiles of teachers regarding the acceptance of the worksheet under study: those favorable to the worksheet and without difficulties to apply it; those favorable to the spreadsheet, but who have difficulties in applying it; and; those resistant to the spreadsheet. The other category of this axis was called “Need for training on assessment in Physical Education”, whose majority of teachers registered the lack of dialogue about assessment in initial training, thus bringing more insecurity to assess their students. The discussions presented in this study sought to bring elements to dialogue about the weaknesses and potentialities of this guiding document, contributing to the process of searching for a coherent, efficient and practical evaluative action.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectKindergarten educationeng
dc.titleAvaliação na Educação Física: análise sobre uma planilha de observação na educação infantilpor
dc.title.alternativeAssessment in Physical Education: analysis about an observation worksheet in kindergarten educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Godoi Jacomassi, Daniela
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699007812483790por
dc.description.resumoAo reunir os materiais para estudo neste trabalho, percebeu-se que a maioria das pesquisas que se refere a avaliação é destinada aos segmentos do ensino fundamental e ensino superior, sendo praticamente inexistente na educação infantil, e quando atrelamos a avaliação na Educação Física, a literatura é mais ínfima ainda. Dessa forma, embora a avaliação seja importante no processo de aprendizagem, pouco se sabe sobre esta questão; portanto, é necessário ampliar os conhecimentos acerca da avaliação em Educação Física, principalmente na educação infantil. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo avaliar, na percepção dos professores de Educação Física na educação infantil, o conteúdo e a aplicabilidade da planilha de observação utilizada em uma Rede Municipal de Ensino. Para tanto, essa pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa de investigação a partir de um estudo exploratório. Participaram da pesquisa 21 professores que, assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, devidamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado, por meio da plataforma Google Forms, constituído por questões abertas e fechadas sobre o conteúdo e a aplicabilidade do instrumento de avaliação utilizado pelos professores. A análise dos dados se deu em três etapas, a saber: descrição dos dados; análise de cluster e; categorias de análise. As informações obtidas nas etapas um e dois, subsidiaram as discussões nas categorias de análise. Com base no eixo “conteúdo”, emergiu do estudo a categoria de análise “Relevância dos critérios”. Nesta, é abordado a concepção dos professores sobre os itens que constam na planilha. No geral, notou-se que os docentes apresentam maior insatisfação nos aspectos psicomotores, justificados pela falta de critério para avaliar a ação motora. Além disso, outras sugestões foram indicadas para facilitar a observação do professor. Do eixo Aplicabilidade, surgiram duas categorias: A categoria “Relevância da planilha na avaliação”, que revelou 3 perfis diferentes de professores quanto a aceitação da planilha em estudo: os favoráveis a planilha e sem dificuldades para aplicá-la; os favoráveis à planilha, mas que apresentam dificuldades para aplicá-la; e; os resistentes à planilha. A outra categoria desse eixo foi denominada “Necessidade de capacitação sobre avaliação na Educação Física”, cuja maioria dos professores registraram a falta de diálogo sobre a avaliação na formação inicial trazendo, portanto, mais insegurança para avaliar seus alunos. As reflexões apresentadas nesse estudo, buscaram trazer elementos para dialogar sobre as fragilidades e potencialidades desse documento norteador, contribuindo para o processo de busca de uma ação avaliativa coerente, eficiente e prática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5719355por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0103253848132945por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil