Show simple item record

dc.contributor.authorGaldino, Rejane
dc.date.accessioned2020-06-19T00:13:49Z
dc.date.available2020-06-19T00:13:49Z
dc.date.issued2020-04-03
dc.identifier.citationGALDINO, Rejane. Comunicação e divulgação científica de líderes de grupos de pesquisa no campo CTS: análise a partir de indicadores bibliométricos e altmétricos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12932.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12932
dc.description.abstractScience has consolidated itself in the social structure as much as technology, both differing in the relationship established with society. The scientist has as a commitment to science the need for scientific communication and its social function is scientific dissemination. Taking into account the proximity between the STS field and the scientific communication and dissemination processes, this research aims to investigate the scientific publication and dissemination practices of leaders of research groups in the STS field, registered with CNPq. This is an exploratory and descriptive research that aims to verify whether researchers working in the STS Field comply with the science dissemination assumptions recommended by the Field itself. With regard to the characterization of the STS groups and the scientific production of the leaders, the area of Education has great prominence in STS studies, proposing, predominantly, to study the ways in which the STS field impacts education and the way in which Education can contribute to advances in the STS field, such as deepening and discussing ways of dealing with the issue of scientific illiteracy, which is among the themes of greatest study by leaders. Bibliometric and altmetric indicators pointed out that bibliographic production and more traditional channels, such as congresses and journals, are the most used by leaders for scientific communication. In the altmetric analysis of the articles published by the leaders, Mendeley, the academic social network, received the most attention online. Of the 87 leaders of STS research groups, 17 are authors of articles that received attention online. It is concluded that although leaders denote having a consolidated scientific communication, according to the methods used in this research, they show that there is still a way to go for effective engagement in scientific dissemination through social networks, which in a way denotes that the premises advocated by the STS Field itself of the greatest proximity between researchers and society should be encouraged.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação científicapor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectCiência Tecnologia e Sociedadepor
dc.subjectBibliometriapor
dc.subjectAltmetriapor
dc.subjectGrupos de pesquisa em CTSpor
dc.subjectScientific communicationeng
dc.subjectScientific divulgationeng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectTechnology and societyeng
dc.subjectBibliometricseng
dc.subjectAltmetriceng
dc.subjectResearch groups in STSeng
dc.titleComunicação e divulgação científica de líderes de grupos de pesquisa no campo CTS: análise a partir de indicadores bibliométricos e altmétricospor
dc.title.alternativeCommunication and scientific dissemination of leaders of research groups in the STS field: analysis from bibliometric and altmetric indicatorseng
dc.title.alternativeComunicación y divulgación científica de líderes de grupos de investigación en el campo CTS: análisis desde indicadores bibliométricos y altimétricos.spa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Márcia Regina da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5381461208053330por
dc.description.resumoA ciência se consolidou na estrutura social tanto quanto a tecnologia, ambas se diferindo pela relação estabelecida com a sociedade. O cientista possui como compromisso com a ciência a necessidade de comunicação científica e tem como função social a divulgação científica. Levando-se em consideração a proximidade entre o campo CTS e os processos de comunicação e divulgação científica, a presente pesquisa se propõe a investigar as práticas de publicação e divulgação científica de líderes de grupos de pesquisa do campo CTS, cadastrados no CNPq. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que tem como intuito verificar se os pesquisadores atuantes no Campo CTS cumprem as premissas de divulgação da ciência preconizadas pelo próprio Campo. No que se refere à caracterização dos grupos CTS e à produção científica dos líderes, a área de Educação possuí grande destaque nos estudos CTS, propondo-se, predominantemente, a estudar as formas como o campo CTS impacta a educação e a forma com que a educação pode contribuir para os avanços do campo CTS, como o aprofundamento e discussões nos modos de tratar a questão do analfabetismo científico, que está dentre as temáticas de maior estudo pelos líderes. Os indicadores bibliométricos e altmétricos apontaram que a produção bibliográfica e os canais mais tradicionais, como os congressos e os periódicos são os mais utilizados pelos líderes para a comunicação científica. Na análise altmétrica dos artigos publicados pelos líderes, o Mendeley, rede social acadêmica, recebeu o maior número de atenção on-line. Dos 87 líderes de grupos de pesquisa CTS, 17 são autores de artigos que receberam atenção on-line. Conclui-se que embora os líderes denotem possuir uma comunicação científica consolidada, de acordo com os métodos utilizados nesta pesquisa, mostram que ainda há um caminho a percorrer para o engajamento efetivo na divulgação científica por meio das redes sociais, o que se certa forma denota que as premissas preconizadas pelo próprio Campo CTS de maior proximidade entre pesquisadores e sociedade devem ser incentivadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3638907270229514por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil