dc.contributor.author | Beraldo, Ana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T00:24:56Z | |
dc.date.available | 2020-06-19T00:24:56Z | |
dc.date.issued | 2020-04-14 | |
dc.identifier.citation | BERALDO, Ana. Negociando a vida e a morte: estado, igreja e crime em uma favela de Belo Horizonte. 2020. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12933. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12933 | |
dc.description.abstract | This thesis deals with dynamics of life and death at the margins. Based on fieldwork carried out in a large slum in the city of Belo Horizonte, here called Morro da Luz, an analysis is made about the coexistence of different regulatory regimes in territories in the urban periphery, that is, the interaction between different logics, morally informed, to organize symbolically and materially the relations of sociability and the classifications of what is or is no longer socially acceptable, desired or disapproved. Throughout the text, it is demonstrated that, currently, there are three main normative regimes operating in Luz and, possibly, in other similar territories throughout Latin America: state (in its multiple and often antagonistic facets); crime (which, in Belo Horizonte, is characterized by the presence of several small groups that compete with each other, but which are still capable of building a criminal discourse unit); and church (especially the many evangelical strands). These three normativities build symbolic relationships among themselves that alternate between dispute and articulation, forming a normative triangulation that acts, based on the sharing of the appreciation of the notion of respectability, as a mechanism for the daily moral analysis of people and behaviors. These dynamics are made possible by a broader scenario, typical of post-colonial nations, of production and maintenance of economic and rights inequalities, which, in the favela, make subjects in an eternal negotiation between life and death. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vida/morte | por |
dc.subject | Favela | por |
dc.subject | Estado | por |
dc.subject | Igreja | por |
dc.subject | Crime | por |
dc.subject | Life/death | eng |
dc.subject | Shanty town | eng |
dc.subject | State | eng |
dc.subject | Church | eng |
dc.subject | Crime | eng |
dc.title | Negociando a vida e a morte: estado, igreja e crime em uma favela de Belo Horizonte | por |
dc.title.alternative | Negotiating life and death: state, church and crime in a slum in Belo Horizonte | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Feltran, Gabriel de Santis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6789864439048444 | por |
dc.description.resumo | Esta tese trata das dinâmicas de vida e de morte nas margens. A partir de trabalho de campo realizado em uma grande favela da cidade de Belo Horizonte, chamada aqui de Morro da Luz, é feita uma análise acerca da coexistência de distintos regimes normativos em territórios de periferia urbana, ou seja, da interação entre diferentes lógicas, moralmente informadas, a organizarem simbólica e materialmente as relações de sociabilidade e as classificações do que é ou deixa de ser socialmente aceitável, desejado ou reprovado. Ao longo do texto, é demonstrado que, atualmente, são três os principais regimes normativos atuantes na Luz e, possivelmente, em outros territórios semelhantes espalhados pela América Latina: estado (em suas múltiplas e muitas vezes antagônicas facetas); crime (que, em Belo Horizonte, é caracterizado pela presença de diversos grupos pequenos que se rivalizam mutuamente, mas que, ainda assim, são capazes de construir uma unidade discursiva criminal); e igreja (católica, mas especialmente as muitas vertentes evangélicas). Essas três normatividades constroem entre si relações simbólicas que alternam entre disputa e articulação, formando uma triangulação normativa que atua, a partir do compartilhamento da valorização da noção de respeitabilidade, como um mecanismo de análise moral cotidiana de pessoas e comportamentos. Essas dinâmicas são possibilitadas por um cenário mais amplo, próprio de nações pós-coloniais, de produção e manutenção de desigualdades econômicas e de direitos, que, na favela, fazem com que os sujeitos estejam em uma eterna negociação entre a vida e a morte. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA | por |
dc.description.sponsorshipId | CNPq: 141914/2016-5 | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 88881.188461/2018-01 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4878397484815635 | por |