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Outras cartografias: a narração de espaços e sujeitos à margem em romances de Conceição Evaristo e Maria Valéria Rezende
dc.contributor.author | Silveira, Raquel Mariane da | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T13:01:51Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T13:01:51Z | |
dc.date.issued | 2020-03-30 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Raquel Mariane da. Outras cartografias: a narração de espaços e sujeitos à margem em romances de Conceição Evaristo e Maria Valéria Rezende. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13016. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13016 | |
dc.description.abstract | This dissertation presents a study about the novels Becos da memória (2006), by Conceição Evaristo, and Quarenta dias (2014), by Maria Valéria Rezende, in which the spoiled identities of the ongoing urbanization process in Brazil are represented. Such identities and the spaces they are relegated to are presented, in both works, from the perspective of their narrators, whose social perspectives and places of speech – in the terms of Young (2006) and Ribeiro (2019), respectively – are notably distinct and offer unique spatial representations. The main objective of this work becomes, therefore, to analyze how the narrative spatiality is constructed in the two novels, through an approach that prioritizes the interconnection between the represented spaces and the narrative voices that present them, whose subjectivities are configured as filters under which the fictional architecture is outlined. It seeks to examine, through this analysis, the different narrative strategies mobilized by Evaristo and Rezende in the representation of spaces on the margins in two metropolises: Belo Horizonte’s slum in Becos da memória, and the slum and suburbs of Porto Alegre in Quarenta dias. For this purpose, in addition to the narrative focus, the configuration of the represented spaces is considered, in terms of their positioning, the circumscribed temporality (ies) and their (anti) aesthetics. Understanding the nature of these spaces and, mainly, the way they are represented, makes it possible to outline the subjectivities of the narrators, as also the communities that are there, which make up the horizon of literary cartography. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conceição Evaristo | por |
dc.subject | Maria Valéria Rezende | por |
dc.subject | Espacialidade narrativa | por |
dc.subject | Lugar de fala | por |
dc.subject | Literatura brasileira contemporânea | por |
dc.subject | Narrative spatiality | eng |
dc.subject | Place of speech | eng |
dc.subject | Contemporary brazilian literature | eng |
dc.title | Outras cartografias: a narração de espaços e sujeitos à margem em romances de Conceição Evaristo e Maria Valéria Rezende | por |
dc.title.alternative | Other cartographies: the narration of spaces and identities on the margins in novels by Conceição Evaristo and Maria Valéria Rezende | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Rejane Cristina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5669300635333699 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta um estudo acerca dos romances Becos da memória (2006), de Conceição Evaristo, e Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende, nos quais identidades espoliadas do processo de urbanização em curso no Brasil são representadas. Tais identidades e os espaços aos quais são relegadas são apresentados, em ambas as obras, pela ótica de suas narradoras, cujas perspectivas sociais e lugares de fala – nos termos de Young (2006) e Ribeiro (2019), respectivamente – são notadamente distintos e oferecem singulares representações espaciais. O principal objetivo deste trabalho torna-se, portanto, analisar o modo como constrói-se a espacialidade narrativa nos dois romances, através de uma abordagem que prioriza a interligação entre os espaços representados e as vozes narrativas que os apresentam, cujas subjetividades configuram-se como filtros sob os quais delineia-se a arquitetura ficcional. Busca-se esmiuçar, através dessa análise, as diferentes estratégias narrativas mobilizadas por Evaristo e Rezende na representação de espaços à margem em duas metrópoles: a favela de Belo Horizonte em Becos da memória e a favela e os bairros periféricos de Porto Alegre em Quarenta dias. Para tanto considera-se, além do foco narrativo, a própria configuração dos espaços representados, no que tange ao seu posicionamento, à(s) temporalidade(s) neles circunscrita(s) e à sua (anti)estética. A compreensão da natureza destes espaços e, principalmente, do modo como são representados possibilita o delineamento das subjetividades das narradoras, mas também das comunidades que ali se encontram, as quais compõem o horizonte da cartografia literária. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLit | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8406846983915506 | por |