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dc.creatorSilveira, Raquel Mariane da
dc.date.accessioned2020-07-07T13:01:51Z
dc.date.available2020-07-07T13:01:51Z
dc.date.issued2020-03-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13016
dc.description.abstractThis dissertation presents a study about the novels Becos da memória (2006), by Conceição Evaristo, and Quarenta dias (2014), by Maria Valéria Rezende, in which the spoiled identities of the ongoing urbanization process in Brazil are represented. Such identities and the spaces they are relegated to are presented, in both works, from the perspective of their narrators, whose social perspectives and places of speech – in the terms of Young (2006) and Ribeiro (2019), respectively – are notably distinct and offer unique spatial representations. The main objective of this work becomes, therefore, to analyze how the narrative spatiality is constructed in the two novels, through an approach that prioritizes the interconnection between the represented spaces and the narrative voices that present them, whose subjectivities are configured as filters under which the fictional architecture is outlined. It seeks to examine, through this analysis, the different narrative strategies mobilized by Evaristo and Rezende in the representation of spaces on the margins in two metropolises: Belo Horizonte’s slum in Becos da memória, and the slum and suburbs of Porto Alegre in Quarenta dias. For this purpose, in addition to the narrative focus, the configuration of the represented spaces is considered, in terms of their positioning, the circumscribed temporality (ies) and their (anti) aesthetics. Understanding the nature of these spaces and, mainly, the way they are represented, makes it possible to outline the subjectivities of the narrators, as also the communities that are there, which make up the horizon of literary cartography.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConceição Evaristopor
dc.subjectMaria Valéria Rezendepor
dc.subjectEspacialidade narrativapor
dc.subjectLugar de falapor
dc.subjectLiteratura brasileira contemporâneapor
dc.subjectNarrative spatialityeng
dc.subjectPlace of speecheng
dc.subjectContemporary brazilian literatureeng
dc.titleOutras cartografias: a narração de espaços e sujeitos à margem em romances de Conceição Evaristo e Maria Valéria Rezendepor
dc.title.alternativeOther cartographies: the narration of spaces and identities on the margins in novels by Conceição Evaristo and Maria Valéria Rezendeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rocha, Rejane Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5669300635333699por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8406846983915506por
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo acerca dos romances Becos da memória (2006), de Conceição Evaristo, e Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende, nos quais identidades espoliadas do processo de urbanização em curso no Brasil são representadas. Tais identidades e os espaços aos quais são relegadas são apresentados, em ambas as obras, pela ótica de suas narradoras, cujas perspectivas sociais e lugares de fala – nos termos de Young (2006) e Ribeiro (2019), respectivamente – são notadamente distintos e oferecem singulares representações espaciais. O principal objetivo deste trabalho torna-se, portanto, analisar o modo como constrói-se a espacialidade narrativa nos dois romances, através de uma abordagem que prioriza a interligação entre os espaços representados e as vozes narrativas que os apresentam, cujas subjetividades configuram-se como filtros sob os quais delineia-se a arquitetura ficcional. Busca-se esmiuçar, através dessa análise, as diferentes estratégias narrativas mobilizadas por Evaristo e Rezende na representação de espaços à margem em duas metrópoles: a favela de Belo Horizonte em Becos da memória e a favela e os bairros periféricos de Porto Alegre em Quarenta dias. Para tanto considera-se, além do foco narrativo, a própria configuração dos espaços representados, no que tange ao seu posicionamento, à(s) temporalidade(s) neles circunscrita(s) e à sua (anti)estética. A compreensão da natureza destes espaços e, principalmente, do modo como são representados possibilita o delineamento das subjetividades das narradoras, mas também das comunidades que ali se encontram, as quais compõem o horizonte da cartografia literária.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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