Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Laura Luciana de Melo Moreira
dc.date.accessioned2020-08-18T23:28:22Z
dc.date.available2020-08-18T23:28:22Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.identifier.citationSILVA, Laura Luciana de Melo Moreira. A Evolução Biológica no ensino de Ciências: uma análise de livros didáticos antes e após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13168.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13168
dc.description.abstractThe Theory of Biological Evolution is currently the theory that guides the areas of biological sciences. Contradictorily, it is known that its teaching is flawed in basic education. Studies such as Cicillini (1993), Tidon e Lewontin (2004), Tidon e Vieira (2009), Oleques (2014) e Selles (2016); they discuss the difficulties in teaching due to the complexity of the topic, the lack of teacher preparation, or the option for not addressing the topic, for example, due to personal opinions. In another sense, we seek to understand what underlies educational policies, how this is given in didactic materials, and how much it affects teaching practice aimed at teaching evolution. With this, we discuss whether advances are presented in the recent education guideline, the Common National Curricular Base (BNCC) of 2018. The focus was given to teaching evolution for the final years of Elementary School. We conducted a historical contextualization of science teaching in Brazil and its main pedagogical trends, and analyzed textbooks prior to the BNCC and books that implement its changes, with analyzes supported by critical pedagogy. Conducting a qualitative research, of documentary type. In which the objective is aimed at understanding:: how is the teaching of the theme of biological evolution characterized in the science books most adopted in Brazil, before and after the implementation of the Common National Curricular Base?. Since, according to the 2nd article of Decree no. 9009, of July 18, 2017, the character of the National Textbook Plan (PNLD) of 2020 is to make the implementation of the changes established by the BNCC effective. Two collections of science textbooks were analyzed, the two most distributed according to the 2017 PNLD being chosen. The research made it possible to understand what guided the formulation of the BNCC, and to see that the advances found were few or null when comparing the collections of PNLD 2017 and PNLD 2020 books. Showing that biological evolution continues as an accessory theme, focused on content and memorization; besides similarities with the structuring of the theme in the same way as books from 1930.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCC. Ensino fundamental. Ensino de Evolução.por
dc.titleA Evolução Biológica no ensino de Ciências: uma análise de livros didáticos antes e após a aprovação da Base Nacional Comum Curricularpor
dc.title.alternativeBiological evolution in science education: an analysis of textbooks before and after the Common National Base curriculum.por
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Fabrício do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3496410597486943por
dc.description.resumoA Teoria da Evolução Biológica é na atualidade a teoria que orienta as áreas das ciências biológicas. Contraditoriamente, sabe-se que seu ensino é falho na educação básica. Estudos como os de Cicillini (1993), Tidon e Lewontin (2004), Tidon e Vieira (2009), Oleques (2014) e Selles (2016); discutem as dificuldades no ensino devido à complexidade do tema, a falta de preparo docente, ou a opção por não abordar o tema, por exemplo, devido a opiniões pessoais. Em outro sentido, buscamos entender o que fundamenta as políticas educacionais, como isso é dado nos materiais didáticos, e no quanto isso afeta a prática docente voltada ao ensino de evolução. Com isso, discutimos se são apresentados avanços na recente diretriz da educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. O enfoque foi dado ao ensino de evolução para os anos finais do Ensino Fundamental. Realizamos uma contextualização histórica do ensino de ciências no Brasil e suas principais tendências pedagógicas, e analisamos livros didáticos anteriores a BNCC e livros que implementam suas alterações, com análises amparadas na pedagogia crítica. Realizando uma pesquisa qualitativa, do tipo documental. Em que o objetivo está voltado a entender: como se caracteriza o ensino do tema evolução biológica nos livros de Ciências mais adotados no Brasil, antes e após a implementação da Base Nacional Comum Curricular?. Visto que, de acordo com o 2º artigo do Decreto n.º 9009, de 18 de julho de 2017, o caráter do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 é de tornar efetiva a implementação das mudanças estabelecidas pela BNCC. Foram analisadas duas coleções de livros didáticos de ciências, sendo escolhidas as duas mais distribuídas de acordo com o PNLD de 2017. A pesquisa possibilitou compreender o que orientou a formulação da BNCC, e visualizar que os avanços encontrados foram poucos ou nulos quando comparadas as coleções de livros do PNLD 2017 e do PNLD 2020. Mostrando que a evolução biológica segue como tema acessório, voltado ao conteúdo e à memorização; além de semelhanças com a estruturação do tema da mesma maneira que livros de 1930.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3348164739157492por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil