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dc.contributor.authorBarillari, Paulo Eduardo
dc.date.accessioned2020-09-12T14:22:30Z
dc.date.available2020-09-12T14:22:30Z
dc.date.issued2020-07-10
dc.identifier.citationBARILLARI, Paulo Eduardo. Aplicação em sala de aula do experimento Deslocamento no Plano Inclinado para o ensino da função quadrática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13235.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13235
dc.description.abstractIn order to collaborate in overcoming difficulties related to teaching the concept of function and its applications, an interdisciplinary didactic proposal was prepared. The theme was second-degree polynomial function, content linked to the 1st grade of High School. For the construction and validation of the pedagogical product, the basic guidelines proposed by Didactic Engineering were used. An experiment was developed in the area of Physics (Displacement in the Inclined Plane), with different heights corresponding to the elevation of the ramp in relation to the horizontal, of which the model function is quadratic. The students involved were divided into groups to carry out the activities. Each group recorded the experiment and edited the video, enabling the collection of numerical data, composing a table. The analysis started with the data being arranged as points on a Cartesian plane. Observing the pattern of the points found and using algebraic resources, the students obtained the expression of a quadratic function. In another moment, the same data was manipulated with assistance of computational tools. Then, the students solved theoretical problems to deepen and verify the assimilated contents. The application ended with groups meeting in the school's video room to present, socialize and compare the various results obtained. The students were very willing to participate in the proposed activities and were very satisfied with the final products. During the application and development of the works, there was great interactivity between students and teacher, reflecting on a closer and friendly relationship. These activities provided the students with a better understanding of the functions theme, showing that the work achieved the intended purposes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectExperimento da físicapor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectPhysics experimenteng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectDidactic engineeringeng
dc.titleAplicação em sala de aula do experimento Deslocamento no Plano Inclinado para o ensino da função quadráticapor
dc.title.alternativeClassroom application of the experiment Displacement in the Inclined Plane for teaching quadratic functioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paterlini, Roberto Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240750958932738por
dc.description.resumoCom o intuito de colaborar na superação das dificuldades relacionadas ao ensino do conceito de função e suas aplicações, foi preparada uma proposta didática interdisciplinar. A temática foi a função polinomial do 2º grau, conteúdo atrelado à 1ª série do Ensino Médio. Para a construção e validação do produto pedagógico foram utilizadas as orientações básicas propostas pela Engenharia Didática. Foi desenvolvido um experimento na área de Física (Deslocamento no Plano Inclinado), com diferentes alturas correspondentes à elevação da rampa em relação à horizontal, da qual a função modelo é a quadrática. Os estudantes envolvidos se dividiram em grupos para a execução das atividades. Cada grupo realizou a gravação do experimento e a edição do vídeo possibilitando a coleta de dados numéricos, compondo uma tabela. O início da análise foi efetuado com a disposição dos dados como pontos em um plano cartesiano. Observando o padrão dos pontos encontrados e usando recursos algébricos, os estudantes obtiveram a expressão de uma função quadrática. Em outro momento, os mesmos dados foram manipulados com o auxílio de ferramentas computacionais. Em seguida, os estudantes resolveram problemas teóricos para aprofundar e verificar os conteúdos assimilados. A aplicação foi encerrada com os grupos se reunindo na sala de vídeo da escola para apresentar, socializar e comparar os diversos resultados obtidos. Os estudantes mostraram muita disposição em participar das atividades propostas e ficaram bastante satisfeitos com os produtos finais. Durante a aplicação e o desenvolvimento dos trabalhos, houve grande interatividade entre alunos e professor, repercutindo numa relação mais próxima e amigável. Essas atividades proporcionaram aos discentes um melhor entendimento sobre o tema funções, evidenciando que o trabalho atingiu os propósitos almejados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3047028345997368por


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