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dc.contributor.authorGomes, Ana Paula Pereira
dc.date.accessioned2020-09-19T12:58:30Z
dc.date.available2020-09-19T12:58:30Z
dc.date.issued2007-11-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13255
dc.description.abstractThis research addresses the representation of black women in television advertisements of hygiene and beauty products in Brazil in the early 2000s. The analysis sought to investigate the historical and sociological context of the emergence of Rexona Ebony, Vasenol (for "dark and black skin") and Seda for curly hair "chemically treated" and its advertisements. Given that they are products belonging to the multinational Unilever and that already existed in other versions, the dissertation sought to analyze which political and social factors influenced the market choice of brands in launching variations aimed at the black skin public at this specific moment, as well as to analyze how this phenomenon dialogues with the concept of black beauty; and how the media representation elaborated by these brands impacts the self-image of their consumers.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídiapor
dc.subjectMulher negrapor
dc.subjectBeleza negrapor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectMediaeng
dc.subjectBlack womaneng
dc.subjectBlack beautyeng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleMídia e beleza negra: a mulher negra em propagandas televisivas de produtos de higiene e belezapor
dc.title.alternativeMedia and black beauty: the black woman in television advertisements for hygiene and beauty productseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421231847055027por
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a representação de mulheres negras em propagandas televisivas de produtos de higiene e beleza no Brasil, no início dos anos 2000. A análise buscou investigar o contexto histórico e sociológico do surgimento dos produtos Rexona Ebony, Vasenol (para pele "morena e negra") e Seda para cabelos crespos "quimicamente tratados" e suas propagandas. Tendo em vista serem produtos pertencentes à multinacional Unilever e que já existiam em outras versões, a dissertação buscou analisar que fatores políticos e sociais influenciaram a escolha mercadológica das marcas em lançar as variações voltadas ao público negro neste momento específico, bem como analisar de que modo este fenômeno dialoga com o conceito de beleza negra; e, como a representação midiática elaborada pelas referidas marcas impacta a autoimagem de seus consumidores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3605021512033683por


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