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O modelo de barras como recurso na resolução de problemas algébricos
dc.contributor.author | Fontes, Gabriel de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T21:54:25Z | |
dc.date.available | 2020-10-26T21:54:25Z | |
dc.date.issued | 2019-10-22 | |
dc.identifier.citation | FONTES, Gabriel de Oliveira. O modelo de barras como recurso na resolução de problemas algébricos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13376. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13376 | |
dc.description.abstract | According to Saeb data (assessment used by the federal government to measure student learning at the end of each stage), most Brazilian students do not achieve results considered sufficient when referring to mathematics teaching, considering that it is sufficient to perform operation with natural numbers or recognizing function graphs, who knows that these students have a minimal understanding of algebra. Therefore, the work foresees the study of a model for teaching algebra that became known in Singapore, which obtained excellent results in international exams. In addition, the work has the resolution of 7 problems, using the Singapore model together with the Problem Solving which aims at four steps that were proposed by Polya, they are: Understanding the Problem, Establishing a Plan, Implementing the Plan and Retrospect. These two methodologies aim to serve as a basis for mathematics teachers in algebra teaching. The paper also presents a brief understanding of the transition process from arithmetic to algebra, recognizing that understanding this process facilitates the teacher to find the difficulties of students. During the resolution of each problem, we tried to create, in some points, dialogues between teacher and student, trying to simulate the teaching-learning environment, besides providing what started the work, improving the training of mathematics teachers. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Modelo de barras | por |
dc.subject | Singapura | por |
dc.subject | Ensino de álgebra | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | Bar modeling | eng |
dc.subject | Singapore | eng |
dc.subject | Algebra teaching | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | O modelo de barras como recurso na resolução de problemas algébricos | por |
dc.title.alternative | The bar model as resource resolution algeric problems | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Grazielle Feliciani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5368292206467565 | por |
dc.description.resumo | Segundo os dados do Saeb (avaliação utilizada pelo governo federal para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa), a maior parte dos alunos brasileiros não atingem resultados satisfatórios quando nos referimos ao ensino de Matemática; considerando como suficiente a capacidade de realizar operações com números naturais, reconhecer gráficos de funções e compreender minimamente a álgebra. Por isso, o presente trabalho prevê o estudo de um modelo para ensinar álgebra, conhecido em Singapura, país que obteve ótimos resultados nos exames educacionais. Além disso, a pesquisa conta com a resolução de sete problemas, com a utilização do modelo de Singapura juntamente com a Resolução de Problemas, visando quatro passos que foram propostos por G.Polya, sendo eles: Compreensão do Problema, Estabelecimento de um Plano, Execução do Plano e Retrospecto. Tais metodologias têm como objetivo servir de base para os professores de Matemática no ensino de álgebra. O trabalho ainda apresenta uma breve discussão do processo de transição da aritmética para álgebra, reconhecendo que o procedimento facilita a detecção das dificuldades dos alunos pelo professor. Durante a resolução de cada problema, procuramos criar, em alguns pontos, diálogos entre professor e aluno, tentando simular o ambiente de ensino-aprendizagem, além de recuperar a proposta inicial do trabalho: melhorar a formação dos professores de Matemática. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1408933519555387 | por |