Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRuy, Igor Fernando
dc.date.accessioned2020-10-28T19:07:18Z
dc.date.available2020-10-28T19:07:18Z
dc.date.issued2020-09-17
dc.identifier.citationRUY, Igor Fernando. O trágico como limiar do desencanto: o apocalipse em O livro dos homens sem luz, de João Tordo. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13389.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13389
dc.description.abstractThis essay presents the sensations of the end of the world in the novel O livro dos homens sem luz (2004), by the contemporary Portuguese writer João Tordo (1975-). At first, it approaches the Portuguese author in the opening, mentioning his strategy of literary insertion, through a universal thematic of disenchantment with the human condition, whose strategy of rereading of the past allows a different and less utopian look at the advances in contemporary times. This perception obviously passes through artistic production and, thus, realization in literature, through the exercise of verisimilitude with fiction, the utopian impact of a demand for a social transformation of well-being that has not been completely consolidated. As a result, this essay deals with the construction of this theme through the tragic as a conductive element of a dysphoric action in postmodernity. It discusses the configuration of the end of the world feelings based on losses that lead to the tragic action. João Tordo’s novel, therefore, leads to a reflection on the representation of space and time in the narrative and the conditioning forces in the elaboration of the end of the world, with triggering processes of the type of conduct in the presence of tragic action, in addition to the tendency to rupture with the social ordering processes, determined in the moral sphere, thus thematizing an anti-utopian discourse. Finally, the network of ambiences and catastrophic environments result in a critical look at social relations that, although configured in the fictional scope, reflects the disbelief in the resolution of the frustrations interposed in daily life, establishing melancholy as a connecting thread to the notion that we are near the end of the world.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFim do mundopor
dc.subjectTrágicopor
dc.subjectFicção portuguesa contemporâneapor
dc.subjectJoão Tordopor
dc.subjectEnd of the worldeng
dc.subjectTragiceng
dc.subjectContemporary Portuguese fictioneng
dc.titleO trágico como limiar do desencanto: o apocalipse em O livro dos homens sem luz, de João Tordopor
dc.title.alternativeThe tragic as the threshold of disenchantment: the apocalypse in O livro dos homens sem luz, by João Tordoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Valentim, Jorge Vicente
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4427303771174064por
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo analisar as figurações do fim do mundo, presentes no romance O livro dos homens sem luz (2004), do escritor português contemporâneo João Tordo (1975-). Focalizar-se-á o autor português, bem como sua estratégia de inserção literária, por meio de uma temática universal de desencanto com a condição humana, cuja estratégia de releitura do passado permite um olhar diferente e menos utópico dos avanços na contemporaneidade. Essa percepção passa, obviamente, pela produção artística e, assim, a realização na literatura, pelo exercício da verossimilhança com a ficção, o impacto utópico de uma exigência de transformação social de bem-estar que não se consolidou plenamente. Em virtude disso, percebe-se a construção dessa temática por meio do trágico, enquanto elemento condutor de uma ação disfórica na pós-modernidade, na medida em que a configuração dos sentimentos de fim de mundo aponta para perdas que conduzem à ação trágica. O romance de João Tordo conduz, portanto, a uma reflexão sobre a representação do espaço e do tempo na narrativa e das forças condicionantes na elaboração do fim do mundo, com processos desencadeadores do tipo de conduta na presença da ação trágica, além da tendência de ruptura com os processos de ordenamento social, determinados no âmbito moral, tematizando-se um discurso antiutópico. Por fim, o entrecruzamento de ambientações e de epsódios catastróficos circunscreve um olhar crítico sobre as relações sociais que, embora configuradas no âmbito ficcional, refletem a descrença na resolução das frustrações interpostas na vida coditiana, estabelencendo a melancolia como um fio condutor à noção de uma entrada próxima do fim do mundo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6524414036072929por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil