dc.contributor.author | Zago, Mayara Amanda Pratta | |
dc.date.accessioned | 2020-12-02T19:52:36Z | |
dc.date.available | 2020-12-02T19:52:36Z | |
dc.date.issued | 2020-06-02 | |
dc.identifier.citation | ZAGO, Mayara Amanda Pratta. Reforma do Ensino Médio: o debate da audiência pública - região Sul. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13509. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13509 | |
dc.description.abstract | The object of this research is the public hearing on the third version of the National Common
Curricular Base - a document whose objective is to guide the school curriculum of basic
education - held in Florianópolis, in May 2018. Since 2015, public hearings to discuss this Base
were being held in many regions of Brazil. The research objective is aimed at understanding
the conflict settled between the positioning of the parts concerning the transformation in the
Brazilian educational system, which was established in 2016. The whole year was marked by
ruptures and changes, but one, the Reform in High School, among so many, became the subject
of debates, protests, and occupations - especially because it was an act enacted by a Provisional
Measure. The theoretical perspective used goes through Bourdieu to think about dispositions,
disputes, and the role of the school institution, and also Thompson to think about social conflict.
To achieve the research objective, it was necessary to transcribe the audience's video for reading
and analysis of the participants' positions. There was also a historical retrospective of education
in Brazil, and a historical retrospective of the creation of the institutions that participated in the
audience. This path made it possible to relate provisions to the content of the debate and to
identify aspects of the reform that can be compared to other events in the history of our country.
Even though the establishment of the Base may mean the defeat of a significant part of the
positions expressed in the debate, the verbalization of divergences, contradictions, and the
experience of a democratic space thus constructed are indelibly integrated, through experience,
to the construction of identity. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Reforma do ensino médio | por |
dc.subject | Audiência pública | por |
dc.subject | Disposições | por |
dc.subject | High school reform | eng |
dc.subject | Public hearing | eng |
dc.subject | Dispositions | eng |
dc.title | Reforma do Ensino Médio: o debate da audiência pública - região Sul | por |
dc.title.alternative | High School Reform: the debate of the public hearing - Southern region | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mancuso, Maria Inês Rauter | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3208435983286140 | por |
dc.description.resumo | O objeto desta pesquisa é a audiência pública sobre a terceira versão da Base Nacional Comum
Curricular - documento cujo objetivo é orientar os currículos escolares da educação básica -
realizada em Florianópolis, em maio de 2018. Desde 2015, audiências públicas para discutir
essa base estavam sendo realizadas nas várias regiões do Brasil. O objetivo da pesquisa é
voltado para a compreensão do conflito estabelecido entre posicionamentos em relação à
transformação no sistema educacional brasileiro, que se estabeleceu em 2016. O ano todo foi
marcado por rupturas e mudanças, mas uma, a Reforma no Ensino Médio, entre tantas, se tornou
assunto de debates, protestos e ocupações, em especial porque foi um ato promulgado por uma
Medida Provisória. A perspectiva teórica empregada passa por Bourdieu para pensar
disposições, disputa e o papel da instituição escolar, e também por Thompson para pensar o
conflito social. Para a realização do objetivo da pesquisa, fez-se necessária a transcrição do
vídeo da audiência para leitura e análise dos posicionamentos dos participantes. Realizou-se
também uma retrospectiva histórica da educação no Brasil, e uma retrospectiva histórica da
criação das instituições que participaram da audiência. Este percurso possibilitou que se
relacionassem disposições ao conteúdo do debate e se identificassem aspectos da reforma que
podem ser comparados a outros eventos da história do nosso país. Mesmo que a implantação
da Base possa significar uma derrota de parte significativa das posições expressas no debate, a
verbalização das divergências, das contradições, e a vivência de um espaço democrático assim
construído integram-se indelevelmente, pela experiência, à construção da identidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 23112.009932/2020-16 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7748982480463709 | por |