dc.contributor.author | Assumpção, Kin Shimabukuro Castro de | |
dc.date.accessioned | 2020-12-05T13:02:14Z | |
dc.date.available | 2020-12-05T13:02:14Z | |
dc.date.issued | 2020-11-12 | |
dc.identifier.citation | ASSUMPÇÃO, Kin Shimabukuro Castro de. Por que medicina? Por que UFSCar?: uma análise crítico-reflexiva da graduação em medicina da Universidade Federal de São Carlos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13528. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13528 | |
dc.description.abstract | This Undergraduate Thesis will follow the guidelines from UFSCar’s medical course’s Projeto Político Pedagógico (Political Pedagogical Project).
The development of this thesis is a critical and reflexive narrative from the perspective of a student and his trajectory through out the six years of graduation. As such, it will follow a cronological line presenting all three cycles lived in the medical training with the duration of two years each.
The first cycle, also known as basic cycle has the purpose of introducing all basic fields needed to become a medical doctor. Following an active learning methodology called “Espiral Construtivista” it’s also a moment for the student to learn how to become more independent and to find ways to study finding adequate and up-to-date study sources for what you’re looking for.
The second cycle follows the basic cycle with amelioration of clinical and ambulatorial practice and beggining to enphasize some pathologies and branching the medical knowledge into greater fields
The third and final cycle is also known as “Internato” being a real immersion of the student in what is expected as a graduated medical doctor.
The end of graduation was profoundly marked by COVID-19’s pandemic and because of it, this weird moment in anyone’s life deserves special atention, even more when we talk about someone who’ll work in healthcare.
Finally, the conclusion is that even with insecurities and anxieties, the thought of every moment lived up to this point shows us that the progress made is undeniable and the perspective of betterment is always possible | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologia ativa | por |
dc.subject | Medicina | por |
dc.subject | Espiral Construtivista | por |
dc.subject | Narrativa Crítico Reflexiva | por |
dc.title | Por que medicina? Por que UFSCar?: uma análise crítico-reflexiva da graduação em medicina da Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.title.alternative | Why medicine? Why UFSCar?: a critical-reflexive analysis of undergraduate medicine at the Federal University of São Carlos | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Estevão, Isabeth da Fonseca | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2932607007844855 | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será elaborado de acordo com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Medicina da UFSCar.
O desenvolvimento deste trabalho segue a uma narrativa crítico-reflexiva do ponto de vista pessoal de um estudante e a trajetória percorrida pelos seis anos de graduação. Para tal, o desenvolvimento segue uma linha cronológica apresentando os três ciclos vivenciados na formação médica, cada um com a duração de dois anos.
O primeiro ciclo conhecido geralmente como ciclo básico, tem o intuito de introduzir as matérias básicas necessárias para o estudo da medicina. Na metodologia ativa da Espiral Construtivista também é um momento feito para o aluno aprender a realizar estudos autodirigidos e encontrar meios de alcançar esse objetivo encontrando fontes confiáveis e atualizadas para os temas que procura.
O segundo ciclo segue o ciclo básico com aperfeiçoamento da prática clínica e ambulatorial começando a enfatizar algumas patologias e ramificando a medicina em grandes áreas.
O terceiro ciclo, também chamado de internato é o último ciclo da graduação e é uma verdadeira imersão do aluno na medicina procurando agregar os conhecimentos necessários para se tornar médico.
O final da graduação foi marcado pela pandemia do COVID -19 e por isso necessitou de atenção especial para esse momento tão peculiar na vida de qualquer pessoa, principalmente em alguém que atuará na área da saúde.
Por fim, a conclusão de que mesmo com inseguranças e ansiedade, a reflexão de todos os momentos percorridos até aqui mostra que o progresso feito é inegável e a perspectiva de aperfeiçoamento sempre é possível. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8707963851118640 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |