dc.contributor.author | Sobral, Vivianne Caroline Santos | |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T11:53:39Z | |
dc.date.available | 2021-01-04T11:53:39Z | |
dc.date.issued | 2019-06-04 | |
dc.identifier.citation | SOBRAL, Vivianne Caroline Santos. Agroecologias: um estudo dos programas de pós-graduação em Agroecologia no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13612. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13612 | |
dc.description.abstract | This paper presents Agroecology as a scientific area in a consolidation phase in Brazil. In order
to demonstrate this, an exploratory research is initially conducted on the emergence of
agroecology and its scientific and epistemological basis, as well as its introduction in graduate
programs in Brazil. To understand how agroecology constitutes a scientific field, Bourdiesian
theory about science along with Kuhn's studies on the scientific paradigm are rescued to reflect
on the inclusion of agroecology in the scientific field – which is already dominated by the
scientific paradigm of the agrarian sciences. An empirical research is also produced on
accredited graduate programs on agroecology on the CAPES portal. Thus, a characterization of
the graduate schools is initially made based on the institutional narratives displayed on the
webpages of each graduate program/university, and it also includes data on the faculty and the
curriculum structure of each agroecology graduate program. The aim is to evaluate if there is
coherence between the discourse of each institution, the curricular structure of the courses, and
the scientific proposal of agroecology. As a methodological approach, a case study on the
graduate studies in Agroecology and Rural Development of the Federal University of São Carlos
and some accredited professors in this graduate program are interviewed. These interviews have
enriched the analysis of the agroecological scientific area. In addition, some considerations on
scientific production (theses and dissertations) in agroecology are carried out together with
reflections on how the political scenario can affect the development of the agroecological
scientific field. The results point to the growth and consolidation of the agroecological scientific
department and some institutional and political obstacles that may hinder the growth of this area
of knowledge are listed. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.subject | Pós-graduação | por |
dc.subject | Ciência | por |
dc.subject | Agroecology | eng |
dc.subject | Post Graduation | eng |
dc.subject | Science | eng |
dc.title | Agroecologias: um estudo dos programas de pós-graduação em Agroecologia no Brasil | por |
dc.title.alternative | Agroecologies: a study of graduate programs on Agroecology in Brazil | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Thales Haddad Novaes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5882842888759363 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a Agroecologia como um campo científico em fase de
consolidação no Brasil. Para tanto, inicialmente é feita uma pesquisa exploratória sobre a
emergência da agroecologia, sua base científica e epistemológica bem como sobre a inserção da
agroecologia nos programas de pós-graduação no Brasil. Para entender melhor como
agroecologia constitui um campo científico, a teoria bourdiesiana sobre a ciência e os estudos de
Kuhn sobre o paradigma científico são resgatados como aportes da reflexão sobre a inserção da
agroecologia no campo científico - campo já tão dominado pelo paradigma científico das
ciências agrárias. Também é apresentada uma pesquisa empírica, sobre as Pós-graduações em
agroecologia credenciadas no portal da CAPES. Assim, inicialmente é feita uma caracterização
das pós-graduações baseada nas narrativas institucionais dispostas nas páginas da WEB de cada
pós/universidade, e, também são apresentados dados sobre o corpo docente e a estrutura
curricular de cada programa de pós-graduação. Busca-se avaliar se existe coerência entre o
discurso de cada instituição, a estrutura curricular dos cursos e a proposta científica da
agroecologia. Como medida de aprofundamento é feito um estudo de caso sobre a Pós-graduação
em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos e alguns
professores credenciados nessa pós-graduação são entrevistados. Essas entrevistas enriqueceram
a análise do campo científico agroecológico. Ademais, algumas considerações sobre a produção
científica (teses e dissertações) em agroecologia são realizadas e, também, são lançadas reflexões
sobre como cenário político pode afetar o desenvolvimento do campo científico agroecológico.
Os resultados obtidos apontam para o crescimento e consolidação do campo científico
agroecológico e lista alguns obstáculos intitucionais e políticos que podem atrapalhar o
crescimento dessa área do conhecimento. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0209133621640634 | por |