Show simple item record

dc.contributor.authorJacobson, Ana Paula Mello
dc.date.accessioned2021-01-12T13:10:04Z
dc.date.available2021-01-12T13:10:04Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.citationJACOBSON, Ana Paula Mello. Trabalho e formação profissional: trabalhadores hiperqualificados à deriva. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13664.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13664
dc.description.abstractThis work sought to understand the subjective articulation that young people who attended higher education - undergraduate or graduate and, simultaneously, work in the informal market do between professional training, informal work and employment. Specifically, it intended: to investigate the meanings attributed to professional training, to investigate reasons and forms of insertion in informal work, as well as the routine and strategies defined to reconcile studies with work, and to understand the expectations and life project of these subjects. The method used was qualitative, through semi-structured interviews conducted with the participants, which were recorded and transcribed. The recruitment of participants took place using the snowball sampling technique. The analysis of the interviews was based on the thematic content analysis of the transcribed interviews, presented by Minayo, Deslandes & Gomes (2007). Four categories of analysis were highlighted from the transcripts of the interviews, which are: life project, course and academic experience, work, economic conditions and student assistance. It was possible to observe the dialectical nature of life projects, the influence of the socio-political-economic context on them, the variability of reasons why young people enter higher education and also the variability of reasons why they enter the world of informal work, the different forms of conciliation between study and informal work, the different impacts brought by informal work simultaneously with studies, and the importance of public student assistance policies.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectJuventude; Trabalho Informal; Projeto de Vida; Curso Superiorpor
dc.titleTrabalho e formação profissional: trabalhadores hiperqualificados à derivapor
dc.title.alternativeWork and vocational training: hyper-skilled workers adriftpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Scopinho, Rosemeire Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770451465556845por
dc.contributor.advisor-co1Scopinho, Rosemeire Aparecida
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770451465556845por
dc.description.resumoEsse trabalho buscou compreender a articulação subjetiva que os jovens que cursavam o nível superior – graduação ou pós-graduação e, simultaneamente, trabalham no mercado informal fazem entre formação profissional, trabalho informal e emprego. Especificamente, pretendeu-se: investigar os significados atribuídos à formação profissional, investigar motivos e formas de inserção no trabalho informal, assim como a rotina e as estratégias definidas para conciliar os estudos com o trabalho, e entender as expectativas e o projeto de vida desses sujeitos. O método utilizado foi o qualitativo, por meio de de entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes, que foram gravadas e transcritas. O recrutamento de participantes se deu pela técnica snowball sampling, A análise das entrevistas foi feita com base na análise de conteúdo temática das entrevistas transcritas, apresentada por Minayo, Deslandes & Gomes (2007). Quatro categorias de análise foram destacadas a partir das transcrições das entrevistas, são elas: projeto de vida, curso e experiência acadêmica, trabalho, condições econômicas e assistência estudantil. Foi possível observar a natureza dialética dos projetos de vida, a influência do contexto sócio-político-econômico nos mesmos, a diversidade de motivos pelos quais os jovens ingressam nos cursos superiores e também a variabilidade de motivos pelos quais ingressam no mundo do trabalho informal, as diferentes formas de conciliação entre estudo e trabalho informal, os diferentes impactos trazidos pelo trabalho informal simultâneo aos estudos, e a importância de políticas públicas de assistência estudantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7575644836662674por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal