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dc.contributor.authorPrequero, Isabella Toselli
dc.date.accessioned2021-01-13T13:40:04Z
dc.date.available2021-01-13T13:40:04Z
dc.date.issued2021-01-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13680
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the effect of the alignment or misalignment of transitional and phonotactic probabilities on a task of segmentation and simultaneous mapping across ambiguous trials. Forty individuals participated and they were randomly assigned to two groups. The first group listened to a language with aligned probabilities and the second group listened to the same language, but with misaligned probabilities. The experiment was conducted in the Laboratory of Social Interactions of UFSCar and the tasks were presented on a video monitor and performed with the help of a keyboard connected to the notebook where the program was run. The experiment consisted of computer tasks divided into three phases: familiarization with the language, a segmentation test and a mapping test. After doing the tests, participants answered a questionnaire containing questions about their fluency in other languages. The hypothesis was that the word mapping would facilitate word segmentation regardless of the alignment or misalignment of the two probabilities. The results showed that participants of language 1 were able to extract the words and map them to their referents. Language 3 participants, however, did not segment the words above chance, but were able to map them to their referents. Possibly, misalignment of the probabilities affected the preference in the segmentation test. A next study needs to investigate the segmentation process with L3 in order to explain the results obtained in the present study.por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectaquisição de linguagempor
dc.subjectsegmentação de falapor
dc.subjectprobabilidade fonotáticapor
dc.subjectprobabilidade transicionalpor
dc.titleEfeitos da probabilidade transicional e fonotática na extração de palavras e mapeamento simultâneo com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguaspor
dc.title.alternativeEffects of transitional and phonotatic probabilities in word segmentation and simultaneous mapping with visual stimuli across ambiguous trialspor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Débora de Hollanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640676759708745por
dc.description.resumoO presenteestudo investigou o efeito do alinhamento ou desalinhamento das probabilidades transicional e fonotática em uma tarefa de segmentação e mapeamento simultâneo ao longo de tentativas ambíguas. Participaram 40 adultos, que foram aleatoriamente divididos em dois grupos. O primeiro grupo ouviu uma língua com as probabilidades alinhadas e o segundo, uma língua com as probabilidades desalinhadas. O experimento foi realizado em uma sala do Laboratório de Interações Sociais da UFSCar e as tarefas eram apresentadas em um monitor de vídeo e realizadas com a ajuda de um teclado conectado ao notebook onde o programa era rodado. O experimento era formado por três fases: familiarização com a língua, teste de segmentação, e teste de mapeamento. Depois de realizar os testes, os participantes respondiam a um questionário que continha perguntas sobre a sua fluência em outras línguas. A hipótese do estudo era a de que a tarefa de mapeamento facilitaria a extração das palavras, independentemente do alinhamento ou não das probabilidades. Os resultados demonstraram que os participantes da língua 1 foram capazes de extrair as palavras e de mapeá-las aos seus referentes. Os participantes da língua 3, entretanto, não segmentaram as palavras acima do esperado pelo acaso, mas foram capazes de mapeá-las aos seus referentes. Possivelmente, o desalinhamento das probabilidades afetou a preferência no teste de segmentação. É necessário que um próximo estudo investigue o processo de segmentação com a L3 para que se possa explicar os resultados obtidos no presente estudo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2018/18748-5por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1359203683368171por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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