Show simple item record

dc.contributor.authorToledo, Renato Antonelli
dc.date.accessioned2021-01-16T11:18:20Z
dc.date.available2021-01-16T11:18:20Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.identifier.citationTOLEDO, Renato Antonelli. Matemática financeira empreendedora: uma proposta de ensino, desenvolvendo a educação financeira e o empreendedorismo pessoal. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13705.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13705
dc.description.abstractThis work dealt with the elaboration, structuring and application of a didactic sequence, through remote classes, which proposed the teaching of financial mathematics to high school students through contextualized exercises that sought to develop mathematical literacy, financial education, personal entrepreneurship and the opportunity to be protagonists in decision-making. The first meeting addressed the topic of personal entrepreneurship and percentage. In the second meeting, the theme of money was worked on, with its historical facts and its current form. Also in that same meeting, compound interest was worked through the insertion of the student body in financial contexts of people's daily lives, enabling learning. The third meeting addressed financial education and constant payment series through exercises taken from e-commerce ads and adapted to facilitate learning in the current context. In the fourth meeting, the domestic budget was worked on, favoring the application of the acquired knowledge, where the analysis of income and expenses was essential for the success of the proposed budget, seeking through an exercise, to mirror the reality experienced by a middle class family. In the fifth meeting, financial planning was worked through theory and its structuring, through mathematical calculations and a change in mentality. Since the second meeting, mathematical calculations were checked using an electronic and financial calculator that students downloaded, free of charge on their cell phones. In all meetings, a video conference application was used, a program that created slides, a group conversation application and a financial calculator application, both for smartphones. The results obtained attested that significant learning took place that gave students the ability to apply the concepts covered in real situations.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectEmpreendedorismo pessoalpor
dc.subjectFinancial matheng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectPersonal entrepreneurshipeng
dc.titleMatemática financeira empreendedora: uma proposta de ensino, desenvolvendo a educação financeira e o empreendedorismo pessoalpor
dc.title.alternativeEntrepreneurial financial mathematics: a teaching proposal, developing financial education and personal entrepreneurshipeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Venezuela, Antonio Luís
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332por
dc.description.resumoEste trabalho trata da elaboração, estruturação e aplicação de uma sequência didática, através de aulas remotas, que propôs o ensino da matemática financeira a alunos do ensino médio por meio de exercícios contextualizados que buscaram desenvolver o letramento matemático, a educação financeira, o empreendedorismo pessoal e a oportunidade de serem protagonistas na tomada de decisões. O primeiro encontro abordou o tema empreendedorismo pessoal e porcentagem. No segundo encontro foi trabalhado o tema dinheiro, com seus fatos históricos e a sua forma atual. Também nesse mesmo encontro foi trabalhado juro composto, através da inserção do corpo discente em contextos financeiros do dia a dia das pessoas, propiciando o aprendizado. O terceiro encontro abordou educação financeira e séries constantes de pagamento através de exercícios tirados de anúncios do comércio eletrônico e adaptados a facilitar a aprendizagem no contexto atual. No quarto encontro foi trabalhado orçamento doméstico, favorecendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos, onde a análise das receitas e despesas era imprescindível para o êxito do orçamento proposto, buscando através de um exercício, espelhar a realidade vivida por uma família de classe média. Já no quinto encontro, foi trabalhado planejamento financeiro através da teoria e da sua estruturação, através de cálculos matemáticos e de uma mudança de mentalidade. Desde o segundo encontro os cálculos matemáticos eram conferidos com o uso de uma calculadora eletrônica e financeira que os alunos baixaram, gratuitamente no celular. Em todos os encontros foi utilizado um aplicativo de vídeo conferência, um programa que criava slides, um aplicativo de conversas em grupo e o aplicativo de uma calculadora financeira, ambos para smartphone. Os resultados obtidos atestaram que aconteceu aprendizado significativo que conferiu aos alunos capacidade de aplicar os conceitos abordados em situações reais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9070428960119259por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil