Mostrar el registro sencillo del ítem
Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP)
dc.contributor.author | Costa, Manoela Olegário da | |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T23:41:08Z | |
dc.date.available | 2021-01-18T23:41:08Z | |
dc.date.issued | 2020-12-18 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Manoela Olegário da. Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13717 | |
dc.description.abstract | Schools inserted in quilombola contexts face challenges that go beyond an adapted Pedagogical Political Project. In this study, local narratives about education in the Pedro Cubas and Pedro Cubas de Cima communities (Vale do Ribeira, SP) are presented. Narratives are discussed in light of the challenges of integrating traditional knowledge and formal education for local children and adolescents. Data were collected through informal interviews and daily life observation in the context. The results showed aspects of life history, socialization, and reflections on education of eight individuals, among quilombolas and teachers who work in the region. School transport conditions were within the main difficulties reported. Proposals and local actions for the inclusion of differentiated teaching in the school curriculum could be also reported. However, the challenge of a more effective and permanent integration between quilombola culture, local knowledge, and formal education in schools remains. The school, seen as a multicultural and democratic environment, impacts positively not only local populations but the society as a whole. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação quilombola | por |
dc.subject | Educação Formal | por |
dc.subject | Etnoecologia | por |
dc.subject | Abordagem Etnográfica | por |
dc.subject | Quilombola Education | por |
dc.subject | Formal Education | por |
dc.subject | Ethnoecology | por |
dc.subject | Ethnographic Approach | por |
dc.title | Conhecimento tradicional e ensino formal: desafios educacionais entre quilombolas no Vale do Ribeira (SP) | por |
dc.title.alternative | Traditional knowledge and formal education: educational challenges among quilombolas in Vale do Ribeira (SP) | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Torres, Juliana Rezende | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3083345943491817 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Prado, Helbert Medeiros | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7266995448306223 | por |
dc.description.resumo | Escolas inseridas em contextos quilombolas passam por desafios que vão além de um Projeto Político Pedagógico adaptado. Neste trabalho, narrativas locais sobre educação nas comunidades de Pedro Cubas e Pedro Cubas de Cima (Vale do Ribeira, SP) são apresentadas. As narrativas são discutidas à luz dos desafios de se integrar saber tradicional e ensino formal de crianças e jovens na região. Os registros foram feitos por meio de entrevistas informais e observação do cotidiano local. Os resultados concentram aspectos da história de vida, socialização e reflexões sobre educação de oito indivíduos, entre quilombolas e professoras que atuam na região. As condições do transporte escolar foi uma das principais dificuldades reportadas. Propostas e ações locais para a inclusão de um Ensino Diferenciado no currículo escolar também puderam ser registradas. Porém, o desafio de uma integração mais efetiva e constante entre cultura quilombola, saberes locais e ensino formal nas escolas permanece. A escola, se vista como um ambiente multicultural e democrático, tem reflexos positivos não somente nas populações locais, mas no conjunto da sociedade como um todo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3740413079955119 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |