dc.contributor.author | Durães, Rubens Roberto da Palma | |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T11:04:10Z | |
dc.date.available | 2021-02-12T11:04:10Z | |
dc.date.issued | 2020-12-15 | |
dc.identifier.citation | DURÃES, Rubens Roberto da Palma. Análise do processo dos pedidos de recurso dos estudantes de graduação da UFSCar. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13841. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13841 | |
dc.description.abstract | The General Regiment of Undergraduate Courses at the Federal University of São Carlos - UFSCar reserves the right to ask the Undergraduate Dean regularly to analyze and reconsider, through appeal, situations such as loss of vacancy, problems with enrollment in curricular activities, locking the course out of time and other demands. This right is also guaranteed to those who have lost their connection with the university within a period of up to one year. This research was dedicated to studying the process of analysis of the appeal requests presented by the students, both in the way it is carried out, and in the data that can be extracted from the forms presented by the applicants. The processes used in the second semester of 2018 and in the first and second semesters of 2019 were mapped and analyzed, which allowed a comparison based on the changes that occurred in its stages and tasks and the indication of advantages and disadvantages in these models. Data were also collected through documentary analysis of the resources, attachments and orders presented in the second semester of 2018 and the first semester of 2019, which allowed to outline the profile of the requesting students, list their demands and quantify the responses to their requests, in addition to identify the incidence of these occurrences by Academic Units. After mapping the processes and studying a theoretical framework on Management by Processes, a new format was indicated, with the inclusion of thirteen proposals for improvement in terms of execution, control and improvement.
The study also allowed a reflection on public management in higher education and the current management model at UFSCar. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise de recursos de estudantes | por |
dc.subject | Gestão acadêmica no ensino superior | por |
dc.subject | Gestão por processo | por |
dc.subject | Reintegração de vaga na Graduação | por |
dc.subject | Student appeal analysis | eng |
dc.subject | Academic management in higher education | eng |
dc.subject | Process management | eng |
dc.subject | Reintegration of vacancy in Undergraduate | eng |
dc.title | Análise do processo dos pedidos de recurso dos estudantes de graduação da UFSCar | por |
dc.title.alternative | Analysis of the process of appeal requests of undergraduated students at UFSCar | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Manoel Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3921504261628850 | por |
dc.description.resumo | O Regimento Geral dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar reserva aos estudantes de graduação regularmente matriculados o direito de solicitar à Pró-Reitoria de Graduação a análise e reconsideração, via recurso, de situações como perda de vaga, problemas com inscrição em atividades curriculares, trancamento do curso fora do prazo e outras demandas. Este direito também é assegurado àqueles que tenham perdido o vínculo com a universidade dentro do prazo de até um ano. Esta pesquisa se dedicou a estudar o processo de análise dos pedidos de recurso apresentados pelos estudantes, tanto na forma como é realizado, quanto nos dados que podem ser extraídos dos formulários apresentados pelos requerentes. Foram mapeados e analisados os processos utilizados no segundo semestre de 2018 e no primeiro e segundo semestres de 2019, o que permitiu uma comparação a partir das mudanças ocorridas em suas etapas e tarefas e a indicação de vantagens e desvantagens nestes modelos. Também foram levantados dados, por meio de análise documental dos recursos, anexos e despachos apresentados no segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019, que permitiram traçar o perfil dos estudantes requerentes, elencar suas demandas e quantificar as respostas aos seus pedidos, além de identificar a incidência dessas ocorrências por Unidades Acadêmicas. Após o mapeamento dos processos e estudo de referencial teórico sobre Gestão por Processos, foi feita a indicação de um novo formato, com a inclusão de dez propostas de melhoria no que se refere a sua execução, controle e aperfeiçoamento.
O estudo também permitiu uma reflexão sobre a gestão pública no ensino superior e o atual modelo de gestão da UFSCar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1090599203815394 | por |