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dc.contributor.authorDurães, Rubens Roberto da Palma
dc.date.accessioned2021-02-12T11:04:10Z
dc.date.available2021-02-12T11:04:10Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.citationDURÃES, Rubens Roberto da Palma. Análise do processo dos pedidos de recurso dos estudantes de graduação da UFSCar. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13841.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13841
dc.description.abstractThe General Regiment of Undergraduate Courses at the Federal University of São Carlos - UFSCar reserves the right to ask the Undergraduate Dean regularly to analyze and reconsider, through appeal, situations such as loss of vacancy, problems with enrollment in curricular activities, locking the course out of time and other demands. This right is also guaranteed to those who have lost their connection with the university within a period of up to one year. This research was dedicated to studying the process of analysis of the appeal requests presented by the students, both in the way it is carried out, and in the data that can be extracted from the forms presented by the applicants. The processes used in the second semester of 2018 and in the first and second semesters of 2019 were mapped and analyzed, which allowed a comparison based on the changes that occurred in its stages and tasks and the indication of advantages and disadvantages in these models. Data were also collected through documentary analysis of the resources, attachments and orders presented in the second semester of 2018 and the first semester of 2019, which allowed to outline the profile of the requesting students, list their demands and quantify the responses to their requests, in addition to identify the incidence of these occurrences by Academic Units. After mapping the processes and studying a theoretical framework on Management by Processes, a new format was indicated, with the inclusion of thirteen proposals for improvement in terms of execution, control and improvement. The study also allowed a reflection on public management in higher education and the current management model at UFSCar.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de recursos de estudantespor
dc.subjectGestão acadêmica no ensino superiorpor
dc.subjectGestão por processopor
dc.subjectReintegração de vaga na Graduaçãopor
dc.subjectStudent appeal analysiseng
dc.subjectAcademic management in higher educationeng
dc.subjectProcess managementeng
dc.subjectReintegration of vacancy in Undergraduateeng
dc.titleAnálise do processo dos pedidos de recurso dos estudantes de graduação da UFSCarpor
dc.title.alternativeAnalysis of the process of appeal requests of undergraduated students at UFSCareng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Manoel Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921504261628850por
dc.description.resumoO Regimento Geral dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar reserva aos estudantes de graduação regularmente matriculados o direito de solicitar à Pró-Reitoria de Graduação a análise e reconsideração, via recurso, de situações como perda de vaga, problemas com inscrição em atividades curriculares, trancamento do curso fora do prazo e outras demandas. Este direito também é assegurado àqueles que tenham perdido o vínculo com a universidade dentro do prazo de até um ano. Esta pesquisa se dedicou a estudar o processo de análise dos pedidos de recurso apresentados pelos estudantes, tanto na forma como é realizado, quanto nos dados que podem ser extraídos dos formulários apresentados pelos requerentes. Foram mapeados e analisados os processos utilizados no segundo semestre de 2018 e no primeiro e segundo semestres de 2019, o que permitiu uma comparação a partir das mudanças ocorridas em suas etapas e tarefas e a indicação de vantagens e desvantagens nestes modelos. Também foram levantados dados, por meio de análise documental dos recursos, anexos e despachos apresentados no segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019, que permitiram traçar o perfil dos estudantes requerentes, elencar suas demandas e quantificar as respostas aos seus pedidos, além de identificar a incidência dessas ocorrências por Unidades Acadêmicas. Após o mapeamento dos processos e estudo de referencial teórico sobre Gestão por Processos, foi feita a indicação de um novo formato, com a inclusão de dez propostas de melhoria no que se refere a sua execução, controle e aperfeiçoamento. O estudo também permitiu uma reflexão sobre a gestão pública no ensino superior e o atual modelo de gestão da UFSCar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1090599203815394por


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